_
_
_
_
_

Equador admite que cortou a internet de Assange por interferir na eleição dos EUA

Governo diz em nota que “respeita o princípio de não intervenção nos assuntos de outros países”

Julian Assange, no último dia 4 de outubro.Vídeo: EFE

O Equador  admitiu que “restringiu temporariamente” uma parte do sistema de comunicações da sua Embaixada no Reino Unido, onde há quatro anos está refugiado o ativista Julian Assange, fundador do Wikileaks. Em um sucinto comunicado, porém, disse que “o Governo do Equador respeita o princípio de não intervenção nos assuntos de outros países, não se imiscui em processos eleitorais em curso nem apoia um candidato específico”. A decisão coincide com a divulgação pelo Wikileaks de documentos prejudiciais à candidata democrata Hillary Clinton à presidência dos Estados Unidos.

Mais informações
ONU pede a liberdade de Julian Assange, fundador do WikiLeaks
Wikileaks se transforma no empreendimento da moda
Julian Assange: “Os incompetentes adoram o secretismo”

O apagão digital imposto ao hacker australiano foi denunciado pelo próprio Wikileaks, site especializado no vazamento de documentos sigilosos. O grupo disse que o corte da internet de Assange começou na noite de sábado, dia 15, e acusou Quito de se submeter às pressões do secretário norte-americano de Estado, John Kerry. A diplomacia dos EUA negou ter feito qualquer pedido nesse sentido. “Embora o Wikileaks nos preocupe há muito tempo, tudo o que leve a pensar que o secretário Kerry ou o Departamento de Estado estejam implicados na desativação (da conexão de Assange à internet) é falso”, disse John Kirby, porta-voz do Departamento de Estado.

A chancelaria equatoriana afirmou também que “a política externa do Equador segue exclusivamente decisões soberanas e não cede a pressões de outros países”. Em nota divulgada anteriormente, o chanceler equatoriano, Guillaume Long, se limitou a ratificar “a vigência” do asilo concedido a Assange há quatro anos e “a proteção” que o Estado equatoriano lhe oferece, já que as circunstâncias que motivaram a concessão do asilo não mudaram.

Assange se tornou um hóspede incômodo para o Equador desde que pediu asilo na embaixada, há quatro anos, numa manobra para evitar que fosse extraditado para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais que ele nega. O Equador tentou mediar a questão, até hoje sem sucesso – Assange pode ser detido pelas autoridades britânicas se deixar a sede diplomática.

A diplomacia dos EUA negou ter feito qualquer pedido nesse sentido

A autonomia de Assange dentro da embaixada já gerou vários problemas. Um exemplo é sua ativa intervenção no salvo-conduto que o cônsul equatoriano em Londres ofereceu a outro ativista da transparência informativa, Edward Snowden, para que pudesse deixar o aeroporto da Rússia e solicitar a proteção do Equador.

No dia 14 de novembro, um promotor equatoriano viajará a Londres para fazer as perguntas enviadas por colegas seus da Suécia. Assange teme não tanto a extradição para Estocolmo, e sim a possibilidade de que, uma vez tramitadas as acusações de crime sexual, ele seja novamente extraditado, desta vez para os EUA, onde poderia ser julgado por ter revelado milhares de comunicados confidenciais do Governo.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_