Tite convoca sete campeões olímpicos para jogos das eliminatórias
Treinador estreia no cargo contra Equador, em 1º de setembro, e Colômbia, no dia 6
O técnico Tite estreou no comendo da seleção brasileira nesta segunda-feira. O treinador convocou 23 jogadores para a disputa dos dois próximos jogos das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018 e atendeu às expectativas daqueles que esperavam ver na equipe principal alguns medalhistas de ouro na Olimpíada Rio 2016. Além dos jovens, a lista teve três surpresas: o atacante Taison, ex-Internacional e atualmente no Shakhtar Donetsk (Ucrânia), o meia Giuliano, do Zenit (Rússia), e o volante Paulinho, ex-Corinthians e atualmente no Guangzhou Evergrande (China).
A explicação para a convocação dos três jogadores, assim como como as de Gil, Fagner e Renato Augusto, é simples: todos foram treinados por Tite em Corinthians ou Internacional e contam com a confiança do treinador. Tendo em vista que o próximo compromisso dos selecionados será em menos de dez dias, em 1º de setembro, contra o Equador, pela sétima rodada das eliminatórias, não há muito tempo para comissão técnica e jogadores trabalharem juntos. O jogo seguinte será no dia 6, pela oitava rodada, contra a Colômbia.
Quanto ao espaço dado aos jogadores campeões olímpicos, Tite deu oportunidade a sete dos 18 medalhistas de ouro do último sábado. São eles: Weverton, Marquinhos, Rodrigo Caio, Renato Augusto, Gabriel Jesus, Gabriel e Neymar. Destes sete, apenas Weverton e Gabriel Jesus foram convocados para o time principal pela primeira vez.
Acostumado a fazer o rodízio de capitães no Corinthians, seu último clube, quando a cada partida entregava a braçadeira a um jogador diferente, Tite espera contar com Neymar como um dos líderes do elenco mesmo depois de o jogador dizer que não quer mais a função. O técnico afirmou que dará preferência ao zagueiro Miranda, da Inter de Milão, mas pretende dividir a responsabilidade também com o atacante do Barcelona e o lateral Daniel Alves, da Juventus.
Outro destaque importante da convocação foi o número de jogadores que atuam no Brasil. Como a temporada europeia está no início, o gaúcho deu mais espaço para atletas do futebol nacional, que estão em atividade há mais tempo. Foram oito ‘brasileiros’ no total: Weverton, Marcelo Grohe, Rodrigo Caio, Fagner, Rafael Carioca, Lucas Lima, Gabriel e Gabriel Jesus. Doze dos convocados atuam na Europa, e os três restantes – Gil, Paulinho e Renato Augusto – jogam na China.
Confira a lista completa dos convocados:
Goleiros:
Weverton (Atlético Paranaense)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Alisson (Roma-ITA)
Zagueiros:
Gil (Shandong Luneng-CHN)
Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA)
Miranda (Inter de Milão-ITA)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Laterais:
Fagner (Corinthians)
Daniel Alves (Juventus-ITA)
Filipe Luís (Atlético de Madri-ESP)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Meio-campistas:
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Giuliano (Zenit-RUS)
Lucas Lima (Santos)
Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHN)
Philippe Coutinho (Liverpool-ING)
Rafael Carioca (Atlético Mineiro)
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN)
Willian (Chelsea-ING)
Atacantes:
Neymar (Barcelona-ESP)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Gabriel (Santos)
Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)
Confrontos da seleção na próxima data FIFA:
1º de setembro: Equador x Brasil – 18h, no Olímpico Atahualpa, em Quito
6 de setembro: Brasil x Colômbia – 21h45, na Arena da Amazônia, em Manaus
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.