Tite convoca sete campeões olímpicos para jogos das eliminatórias
Treinador estreia no cargo contra Equador, em 1º de setembro, e Colômbia, no dia 6

O técnico Tite estreou no comendo da seleção brasileira nesta segunda-feira. O treinador convocou 23 jogadores para a disputa dos dois próximos jogos das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018 e atendeu às expectativas daqueles que esperavam ver na equipe principal alguns medalhistas de ouro na Olimpíada Rio 2016. Além dos jovens, a lista teve três surpresas: o atacante Taison, ex-Internacional e atualmente no Shakhtar Donetsk (Ucrânia), o meia Giuliano, do Zenit (Rússia), e o volante Paulinho, ex-Corinthians e atualmente no Guangzhou Evergrande (China).
A explicação para a convocação dos três jogadores, assim como como as de Gil, Fagner e Renato Augusto, é simples: todos foram treinados por Tite em Corinthians ou Internacional e contam com a confiança do treinador. Tendo em vista que o próximo compromisso dos selecionados será em menos de dez dias, em 1º de setembro, contra o Equador, pela sétima rodada das eliminatórias, não há muito tempo para comissão técnica e jogadores trabalharem juntos. O jogo seguinte será no dia 6, pela oitava rodada, contra a Colômbia.
Quanto ao espaço dado aos jogadores campeões olímpicos, Tite deu oportunidade a sete dos 18 medalhistas de ouro do último sábado. São eles: Weverton, Marquinhos, Rodrigo Caio, Renato Augusto, Gabriel Jesus, Gabriel e Neymar. Destes sete, apenas Weverton e Gabriel Jesus foram convocados para o time principal pela primeira vez.
Acostumado a fazer o rodízio de capitães no Corinthians, seu último clube, quando a cada partida entregava a braçadeira a um jogador diferente, Tite espera contar com Neymar como um dos líderes do elenco mesmo depois de o jogador dizer que não quer mais a função. O técnico afirmou que dará preferência ao zagueiro Miranda, da Inter de Milão, mas pretende dividir a responsabilidade também com o atacante do Barcelona e o lateral Daniel Alves, da Juventus.
Outro destaque importante da convocação foi o número de jogadores que atuam no Brasil. Como a temporada europeia está no início, o gaúcho deu mais espaço para atletas do futebol nacional, que estão em atividade há mais tempo. Foram oito ‘brasileiros’ no total: Weverton, Marcelo Grohe, Rodrigo Caio, Fagner, Rafael Carioca, Lucas Lima, Gabriel e Gabriel Jesus. Doze dos convocados atuam na Europa, e os três restantes – Gil, Paulinho e Renato Augusto – jogam na China.
Confira a lista completa dos convocados:
Goleiros:
Weverton (Atlético Paranaense)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Alisson (Roma-ITA)
Zagueiros:
Gil (Shandong Luneng-CHN)
Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA)
Miranda (Inter de Milão-ITA)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Laterais:
Fagner (Corinthians)
Daniel Alves (Juventus-ITA)
Filipe Luís (Atlético de Madri-ESP)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Meio-campistas:
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Giuliano (Zenit-RUS)
Lucas Lima (Santos)
Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHN)
Philippe Coutinho (Liverpool-ING)
Rafael Carioca (Atlético Mineiro)
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN)
Willian (Chelsea-ING)
Atacantes:
Neymar (Barcelona-ESP)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Gabriel (Santos)
Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)
Confrontos da seleção na próxima data FIFA:
1º de setembro: Equador x Brasil – 18h, no Olímpico Atahualpa, em Quito
6 de setembro: Brasil x Colômbia – 21h45, na Arena da Amazônia, em Manaus