El Chapo, isolado na sala blindada da prisão de Ciudad Juárez
Governo mexicano divulga uma foto do líder do cartel de Sinaloa para desmentir sua suposta fuga
O preso 3192 continua encarcerado. Joaquín Guzmán Loera, El Chapo, não escapou da unidade de segurança máxima da prisão de Ciudad Juárez. Foi o que garantiu o Governo mexicano na noite de sexta-feira, em um inédito desmentido ao qual, para maior verossimilhança, acrescentou a foto do prisioneiro. Os rumores sobre sua nova fuga, reproduzidos por alguns órgãos da mídia, alcançaram tal dimensão que foi o próprio secretário de Governo, Miguel Ángel Osorio Chong, que deu a declaração e liberou a fotografia dele na prisão: “Para os rumores, uma imagem”, afirmou no Twitter.
Na foto, o líder do cartel de Sinaloa aparece em seu uniforme marrom, sem bigode e na sala central da ala de segurança da prisão de Ciudad Juárez (Chihuahua). Para lá foi transferido repentinamente há dois meses. Capturado em 8 de janeiro em Los Mochis (Sinaloa), havia sido enviado primeiro à prisão de segurança máxima de El Altiplano, a fortaleza da qual escapou em julho de 2015 por um túnel de 1.500 metros. Neste presídio, depois de renovadas as medidas de segurança, foi detectada uma falha. Suas reuniões com os advogados e visitas à enfermaria obrigavam as autoridades carcerárias a tirá-lo do perímetro de segurança. Um ponto frágil que resultou em seu envio, com pés e mãos algemados, a 1.800 quilômetros ao norte, para a penitenciária de Ciudad Juárez.
Ali passa agora seus dias à espera da extradição. Um processo que o próprio presidente Enrique Peña Nieto transformou em questão de Estado e que dificilmente a enxurrada de recursos apresentados por El Chapo freará.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.