O gráfico do ‘Brexit’ que mostra como os mais velhos decidiram o futuro dos mais jovens
Gráfico baseado em pesquisas dos últimos dias mostra a brecha geracional no resultado do referendo
O voto a favor de permanecer na União Europeia não vinha apenas da Escócia, Irlanda do Norte e Londres. Também dos jovens: era maioritário entre os menores de 50 anos, especialmente entre os que não fizeram ainda 25 anos. No entanto, a maioria dos mais velhos apostaram por deixar o bloco europeu.
Como pode ser visto neste gráfico (que foi compartilhado milhares de vezes no Twitter), os mais jovens são os que mais tempo terão que viver com uma decisão que, em sua maioria, não estão de acordo. Segundo uma pesquisa da empresa de investigação de mercado YouGov, 64% dos britânicos de entre 18 e 24 anos prefeririam ficar na UE. Tendo em vista a esperança de vida e que este processo não parece ser facilmente reversível, esses cidadãos passarão o resto de sua vida, quase 70 anos, fora dela.
Absolutely brilliant poll on Brexit by @YouGov pic.twitter.com/EPevG1MOAW
— Tancredi Palmeri (@tancredipalmeri) June 23, 2016
Neste outro gráfico de YouGov pode se ver como cresce com a idade a preferência pelo Brexit, independente de suas preferências partidárias, com a exceção dos nacionalistas e conservadores UKIP.
Preference for Brexit linked to age, regardless of GE 2015 vote (UKIP the exception) https://t.co/3IpjvVuJx6 pic.twitter.com/ffTSBGOzlu
— YouGov (@YouGov) June 21, 2016
Também pode ser constatado a preferência por permanecer na UE entre os votantes com mais estudos, excetuando, uma vez mais, os partidários do UKIP.
Support for remain linked to education level regardless of GE 2015 vote (UKIP the exception) https://t.co/3IpjvVuJx6 pic.twitter.com/Te4tNYx7oX
— YouGov (@YouGov) June 21, 2016
Aproveitando a metáfora da brecha geracional, outra metáfora:
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.