_
_
_
_

‘Procurando Dory’ apresenta primeiro personagem transgênero da Disney

Filme também inclui casal de lésbicas A empresa procura novos públicos e prepara ‘Vaiana’, protagonizada por uma maori

Semanas atrás, o primeiro trailer de Procurando Dory trouxe uma série de especulações sobre a inclusão de um casal de lésbicas no filme, que estreia no Brasil em 30 de junho. E agora Ellen DeGeneres, que dá voz à peixinha desmemoriada na versão original da animação da Pixar, abriu o debate com declarações no USA Today. A atriz e apresentadora revelou que o longa inclui um personagem transgênero, o primeiro de um filme da Disney. Trata-se de uma raia que já aparecia em Procurando Nemo, o professor dos peixes. “Ele se transforma de Sting-Ray [jogo de palavras para dizer “raia”, em inglês] em Sting-Rhonda [em alusão a um nome feminino]”, disse DeGeneres. Na versão dublada em espanhol, contudo, a mudança é difícil de perceber.  

Mais informações
‘A Bela e a Fera’ apresenta seu primeiro ‘teaser’ com Emma Watson
Uma campanha no Twitter pede que Elsa tenha uma namorada na continuação de ‘Frozen’
A visita de Disney à América Latina

DeGeneres não quis aumentar as especulações sobre o suposto casal de lésbicas com um bebê que aparece no trailer de Procurando Dory, dizendo que nem ela conhece o que há de certo nos rumores. “Uma das mulheres tem um cabelo curto horrível, o que me parece muito ofensivo. O fato de ter o cabelo curto e feio não significa que ela seja gay. Simplesmente tem um cabeleireiro ruim. Desconheço se esse é o caso”, brinca a atriz. O caso é que o filme tampouco esclarece o assunto, deixando que os espectadores interpretem livremente a sexualidade das duas mulheres, já que só aparecem durante alguns segundos.

De todo jeito, esses dois elementos LGBT no novo filme da Disney parecem reforçar a abertura da empresa a novos públicos, além de uma maior inclusão e diversidade. A reivindicação da comunidade gay por maior representatividade nas produções começou a ser ouvida, sobretudo com o lançamento de Frozen – Uma Aventura Congelante. A canção do filme, Let It Go, foi inclusive adaptada ao hino LGBT. Em breve estreia a segunda parte, e uma verdadeira multidão nas redes sociais pede que a princesa Disney saia do armário com o hashtag #GiveElsaAGirlfriend.

Não será a única minoria representada nas próximas estreias de animações da companhia. Diante das polêmicas sobre o monopólio dos homens brancos e heterossexuais em Hollywood, que já afetaram os Oscar, a Disney tenta abrir novos horizontes. Acaba de lançar o primeiro trailer de Vaiana, que chega em breve à telona contando a história de uma adolescente maori. Ano que vem será a vez de Coco, longa-metragem inspirado na festa mexicana do Dia dos Mortos, com um sinal de abertura evidente ao público hispano dos Estados Unidos, que adquire 25% das entradas de cinema do país.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_