Seleccione Edição
Login

15 filmes para assistir (seja qual for sua situação amorosa)

Para os que acabaram de se apaixonar, para os que levam uma vida juntos, para os que já perderam a esperança e para os querem viver um amor de cinema

  • Dia dos Namorados
    1'Um caminho para dois', Stanley Donen (1967). Sinopse: Durante uma viagem, um casal revive sua história de amor dos bons tempos aos piores e enfrenta o dilema de se separar ou se aceitar como são. Vai ajudar a: Realizar uma análise profunda e honesta do que significa ser um casal de longa duração. As alegrias, a confiança, as decepções...
  • 'Quatro Casamentos e um Funeral', Mike Newell (1994). Sinopse: Rapaz conhece garota em um casamento e se apaixona à primeira vista, mas esse amor não prospera... até o seguinte casamento. Vai ajudar a: Aproveitar a melhor comédia romântica dos anos noventa e não se sentir mal por se entregar a um gênero sob suspeita. Deliciosa. Acredite, há repescagem.
    2'Quatro Casamentos e um Funeral', Mike Newell (1994). Sinopse: Rapaz conhece garota em um casamento e se apaixona à primeira vista, mas esse amor não prospera... até o seguinte casamento. Vai ajudar a: Aproveitar a melhor comédia romântica dos anos noventa e não se sentir mal por se entregar a um gênero sob suspeita. Deliciosa. Acredite, há repescagem.
  • 'Ruby Spark, a namorada perfeita', Jonathan Dayton, Valerie Faris (2012). Sinopse: Um escritor se apaixona pela personagem feminina que inventou para seu livro... porque ela aparece em sua casa. Vai ajudar a: Compreender os mecanismos do amor idealizado e a importância de aceitar e amar os defeitos do outro.
    3'Ruby Spark, a namorada perfeita', Jonathan Dayton, Valerie Faris (2012). Sinopse: Um escritor se apaixona pela personagem feminina que inventou para seu livro... porque ela aparece em sua casa. Vai ajudar a: Compreender os mecanismos do amor idealizado e a importância de aceitar e amar os defeitos do outro.
  • 'Closer: Perto Demais', Mike Nichols (2004). Sinopse: Os efeitos do momento em que a vida faz com que se encontrem quatro pessoas com personalidades patológicas extremas (manipulador, imaturo, neurótica e dependente emocional). Vai ajudar a: A visão cínica do amor vai ajudar a entender que motivos nos levam a nos fechar para os demais e a frustração que isso gera. Também a saber o que opera ao redor do sexo, da infidelidade, da dependência emocional e do estancamento vital.
    4'Closer: Perto Demais', Mike Nichols (2004). Sinopse: Os efeitos do momento em que a vida faz com que se encontrem quatro pessoas com personalidades patológicas extremas (manipulador, imaturo, neurótica e dependente emocional). Vai ajudar a: A visão cínica do amor vai ajudar a entender que motivos nos levam a nos fechar para os demais e a frustração que isso gera. Também a saber o que opera ao redor do sexo, da infidelidade, da dependência emocional e do estancamento vital.
  • 'O lado bom da vida', David O. Russell (2012). Sinopse: Dois perdedores com passados determinantes se conhecem e viram amigos. Nenhum procura o amor, ou é o que dizem. Vai ajudar a: Voltar a entender que o importante no amor não é encontrar alguém sem “neuras”, mas com “neuras” compatíveis com as suas.
    5'O lado bom da vida', David O. Russell (2012). Sinopse: Dois perdedores com passados determinantes se conhecem e viram amigos. Nenhum procura o amor, ou é o que dizem. Vai ajudar a: Voltar a entender que o importante no amor não é encontrar alguém sem “neuras”, mas com “neuras” compatíveis com as suas.
  • 'Celeste e Jesse para sempre', Leo Toland Kriever (2012). Sinopse: Um casal se apaixona, se casa, se separa e tem a intenção de continuar amigos... até que começam a conhecer outras pessoas. Vai ajudar a: Entender o difícil equilíbrio entre carinho, saudade, amizade e dependência. Também a renunciar aos mitos amorosos como a meia laranja ou o amor ideal.
    6'Celeste e Jesse para sempre', Leo Toland Kriever (2012). Sinopse: Um casal se apaixona, se casa, se separa e tem a intenção de continuar amigos... até que começam a conhecer outras pessoas. Vai ajudar a: Entender o difícil equilíbrio entre carinho, saudade, amizade e dependência. Também a renunciar aos mitos amorosos como a meia laranja ou o amor ideal.
  • 'Não é Você, Sou Eu', Juan Taratuto (2004). Sinopse: Um homem abandonado comete todos os erros possíveis para tentar voltar com sua amada em vez de tentar se recuperar. Vai ajudar a: Essa clássica comédia romântica argentina vai te ajudar a enfrentar uma ruptura com humor e, acima de tudo, com amor por si mesmo
    7'Não é Você, Sou Eu', Juan Taratuto (2004). Sinopse: Um homem abandonado comete todos os erros possíveis para tentar voltar com sua amada em vez de tentar se recuperar. Vai ajudar a: Essa clássica comédia romântica argentina vai te ajudar a enfrentar uma ruptura com humor e, acima de tudo, com amor por si mesmo
  • 'Apenas uma vez', John Carney, (2006). Sinopse: Um homem e uma mulher que não tiveram muita sorte no amor se conhecem por acaso e pelo amor dos dois pela música. Vai ajudar a: Perceber os detalhes delicados que formam o amor e sorrir pela simplicidade com que tudo se encaixa quando, de repente, você se apaixona pela pessoa certa.
    8'Apenas uma vez', John Carney, (2006). Sinopse: Um homem e uma mulher que não tiveram muita sorte no amor se conhecem por acaso e pelo amor dos dois pela música. Vai ajudar a: Perceber os detalhes delicados que formam o amor e sorrir pela simplicidade com que tudo se encaixa quando, de repente, você se apaixona pela pessoa certa.
  • 'A delicadeza do amor', David Foenkinos, Stéphane Foenkinos (2012). Sinopse: Uma jovem viúva praticamente desiste da vida amorosa até reparar num colega do trabalho Vai te ajudar a: Pensar que, se seus planos e sonhos mais perfeitos foram por água abaixo, nem tudo está perdido.
    9'A delicadeza do amor', David Foenkinos, Stéphane Foenkinos (2012). Sinopse: Uma jovem viúva praticamente desiste da vida amorosa até reparar num colega do trabalho Vai te ajudar a: Pensar que, se seus planos e sonhos mais perfeitos foram por água abaixo, nem tudo está perdido.
  • 'O Casamento do Meu Melhor Amigo', P.J. Hogan (1997). Sinopse: Após anos de tensão sexual mal resolvida e desencontros, uma poderosa mulher se desespera ao saber que seu melhor amigo vai casar com uma moça adorável e completamente seu oposto. Vai te ajudar a: Ver que o amor não tem mais a ver com 'timing' e sorte do que com justiça ou destino. Se está sentindo algo mais pelo amigo ou amiga, é melhor dizer na hora, pagar para ver. Depois pode ser tarde. Se já é tarde, não é nenhum fim do mundo também. Chame alguém para beber.
    10'O Casamento do Meu Melhor Amigo', P.J. Hogan (1997). Sinopse: Após anos de tensão sexual mal resolvida e desencontros, uma poderosa mulher se desespera ao saber que seu melhor amigo vai casar com uma moça adorável e completamente seu oposto. Vai te ajudar a: Ver que o amor não tem mais a ver com 'timing' e sorte do que com justiça ou destino. Se está sentindo algo mais pelo amigo ou amiga, é melhor dizer na hora, pagar para ver. Depois pode ser tarde. Se já é tarde, não é nenhum fim do mundo também. Chame alguém para beber.
  • 'Solteiros com Filhos', Jennifer Westfeldt (2012). Sinopse: Amigos trintões veem todos os demais do grupo mudarem casarem, terem filhos, mudar de rotina e de programas. Eles tentam uma solução heterodoxa para o problema Vai te ajudar a: Não é nenhum filme para mudar a história do cinema, mas, se vocês acabam de ter filhos, dá para rir um bocado e ver que vocês não estão sozinhos tentando ser um casal funcional. Se só você não teve filho, é bom se ver na tela assistindo à montanha russa na vida dos seus queridos e os efeitos que tem, quer queira ou não, na sua cabeça.
    11'Solteiros com Filhos', Jennifer Westfeldt (2012). Sinopse: Amigos trintões veem todos os demais do grupo mudarem casarem, terem filhos, mudar de rotina e de programas. Eles tentam uma solução heterodoxa para o problema Vai te ajudar a: Não é nenhum filme para mudar a história do cinema, mas, se vocês acabam de ter filhos, dá para rir um bocado e ver que vocês não estão sozinhos tentando ser um casal funcional. Se só você não teve filho, é bom se ver na tela assistindo à montanha russa na vida dos seus queridos e os efeitos que tem, quer queira ou não, na sua cabeça.
  • 'Hanah e suas Irmãs', Woddy Alenn (1986). Sinopse: A vida de três irmãs em Nova York, com seus conflitos amorosos e existenciais. Ganhador de três Oscars, incluindo melhor roteiro. Vai te ajuda a: Ver que, de perto, ninguém é normal e não é só você que se confronta com as histórias de sucesso (inclusive amorosa) dos parentes. O amor pode estar onde você menos imagina.
    12'Hanah e suas Irmãs', Woddy Alenn (1986). Sinopse: A vida de três irmãs em Nova York, com seus conflitos amorosos e existenciais. Ganhador de três Oscars, incluindo melhor roteiro. Vai te ajuda a: Ver que, de perto, ninguém é normal e não é só você que se confronta com as histórias de sucesso (inclusive amorosa) dos parentes. O amor pode estar onde você menos imagina.
  • 'Lisbela e o prisioneiro', Guel Arraes (2003). Sinopse: Comédia romântica clássica, quase metagênero. A mocinha da história diz que o que importa não é o que acontece, mas como e quando acontece. Vai te ajudar a: Abraçar ainda mais seu pendor pelo amor e pela aventura. Se não tiver borboletas no estômago e algo de humor, será que vale a pena mesmo?
    13'Lisbela e o prisioneiro', Guel Arraes (2003). Sinopse: Comédia romântica clássica, quase metagênero. A mocinha da história diz que o que importa não é o que acontece, mas como e quando acontece. Vai te ajudar a: Abraçar ainda mais seu pendor pelo amor e pela aventura. Se não tiver borboletas no estômago e algo de humor, será que vale a pena mesmo?
  • 'Sintonia de amor', Nora Ephron (1993). Sinopse: Um jovem viúvo conta no rádio as agruras da solidão e uma mulher, muito distante dele, entende seu chamado. Outro clássico. Vai te ajudar a: Não ter vergonha de procurar ativamente um amor. Programa de rádio pode até estar datado, mas dizer publicamente seus desejos nunca esteve tão em voga. É uma roleta russa, claro, mas vai que a sua cara metade clica justamente em você. Como diz a canção, sorte é preciso tirar para ter.
    14'Sintonia de amor', Nora Ephron (1993). Sinopse: Um jovem viúvo conta no rádio as agruras da solidão e uma mulher, muito distante dele, entende seu chamado. Outro clássico. Vai te ajudar a: Não ter vergonha de procurar ativamente um amor. Programa de rádio pode até estar datado, mas dizer publicamente seus desejos nunca esteve tão em voga. É uma roleta russa, claro, mas vai que a sua cara metade clica justamente em você. Como diz a canção, sorte é preciso tirar para ter.
  • Trilogia: 'Antes do Amanhecer' (1995); 'Antes do Pôr-do-Sol' (2005); e 'Antes da Meia-Noite' (2015), Richard Linklater. Sinopse: Saga romântica de uma geração com a história de amor entre Jesse e Celine contada ao longo do tempo. Vai ajudar a: Saber como o amor evolui, da juventude à maturidade. E, acima de tudo, vai ajudar a passar o Dia dos Namorados comemorando que cada história de amor é única.
    15Trilogia: 'Antes do Amanhecer' (1995); 'Antes do Pôr-do-Sol' (2005); e 'Antes da Meia-Noite' (2015), Richard Linklater. Sinopse: Saga romântica de uma geração com a história de amor entre Jesse e Celine contada ao longo do tempo. Vai ajudar a: Saber como o amor evolui, da juventude à maturidade. E, acima de tudo, vai ajudar a passar o Dia dos Namorados comemorando que cada história de amor é única.