EL PAÍS celebra 40 anos com uma exposição multisensorial
Primeira semana de maio concentra as comemorações dos 40 anos do jornal na Espanha

O aniversário de 40 anos do EL PAÍS chega a seu ponto alto com uma semana repleta de eventos na Espanha. A partir da segunda-feira, dia 2, e até domingo, dia 8, será possível visitar uma grande exposição multisensorial no Palácio de Cibeles em Madri. A mostra, de entrada franca, relembra os principais acontecimentos das últimas quatro décadas e inclui as personalidades mais relevantes desse período. O visitante poderá assistir a primeira reportagem em realidade virtual do EL PAÍS, Fukushima, Vidas Contaminadas, que permite ao espectador ver os efeitos do tsunami como se estivesse no local da catástrofe.
Na terça-feira acontece a inauguração oficial com a presença da prefeita de Madri, Manuela Carmena, de representantes do grupo PRISA, do EL PAÍS e das empresas patrocinadoras da exposição. Todos os eventos desta semana acontecerão no Palácio de Cibeles.
Rádio ao vivo
Na quarta-feira, dia 4, data do aniversário do jornal, será transmitido o programa Hoy por Hoy, da Rede SER, no auditório Caja de Música de CentroCentro, no Palácio de Cibeles. O programa líder de audiência da rádio espanhola terá suas apresentadoras habituais, Pepa Bueno e Gemma Nierga, e representantes da redação do EL PAÍS.
Bate papo com correspondentes

Na mesma tarde, Manuela Carmena e Baltasar Garzón participarão de um dos bate-papos organizados pelo EL PAÍS ao longo de 2016 em que os protagonistas desses 40 anos conversam sobre diferentes temáticas de atualidade. O jornal EL PAÍS, como espaço de reflexão, propõe a seus leitores um diálogo aberto e global, baseado na informação, na análise, na tolerância, na democracia e na dignidade e convida seus leitores a participarem da conversa. Às 20h será realizada a mesa redonda Mulheres correspondentes, com a participação das jornalistas Ángeles Espinosa, Pilar Bonet, Macarena Vidal e Yolanda Monge —correspondentes do EL PAÍS em Dubai, Moscou, Pequim e Washington, respectivamente.
Prêmios Ortega e Gasset
Na quinta-feira será realizado um jantar de gala pelo 40º aniversário do jornal com a presença de Suas Majestades os Reis da Espanha. Durante o evento, serão entregues os Prêmios Ortega y Gasset, concedidos pelo EL PAÍS aos melhores trabalhos jornalísticos em espanhol. Serão premiados nesta 33ª edição: Joseph Zárate na categoria Melhor história ou investigação jornalística, Lilia Saúl e Ginna Morelo por Melhor trabalho multimídia, Samuel Aranda em Melhor fotografia e Adam Michnik, fundador e diretor da Gazeta Wyborcza, em Trajetória profissional.

Prêmios Quiosco
Na sexta-feira serão entregues os Prêmios Quiosco à inovação nas associações de bancas de jornais. Também haverá um coquetel em homenagem aos jornaleiros.
Escola UAM – EL PAÍS
Na mesma sexta-feira, a partir das 21h, haverá uma reunião de ex-alunos da Escola de Jornalismo UAM – EL PAÍS que comemora seu 30º aniversário. Mais de 1.100 alunos se formaram nesta escola, alguns deles se tornaram grandes correspondentes, repórteres reconhecidos ou diretores de veículos de comunicação.
