_
_
_
_
_

Entenda como são os planos de Internet em outros países

Polêmica da franquia de dados não é uma exclusividade do mercado brasileiro

Edilson Rodrigues (Agência Senado)

A declaração do ministro Gilberto Kassab (Ciência,Tecnologia, Inovações e Comunicações ) de que o modelo de franquia de dados na internet de banda larga fixa poderia, ainda neste ano, se tornar uma realidade no Brasil gerou uma onda de manifestações nas redes sociais. O assunto chegou a ser o mais comentado no Twitter durante esta sexta-feira. Usando a hashtag #NãoAOLimiteDeInternet, os usuários protestaram contra a medida, que foi depois negada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo próprio ministério. O modelo de franquias já é utilizado em outros países como os Estados Unidos. Entenda como são os planos em outros lugares.

Mais informações
Declaração de Kassab reacende debate: era da Internet ilimitada corre risco no Brasil?
Whatsapp é o serviço de videochamadas que mais consome dados?
A balcanização da internet pode começar no Brasil
“O desafio é preservar direitos e privacidade diante da tecnologia”

Estados Unidos

A franquia de dados na internet fixa de banda larga já é utilizada em algumas operadoras dos Estados Unidos. A AT&T, por exemplo, tem pacotes de dados de 300 GB até 1 TB. Em todos os planos, o cliente pode anular a restrição pagando 30 dólares mensais a mais. No caso da empresa Comcast, acontece o mesmo. Há um teto de 300 GB, porém, quando o limite é superado, o cliente pode pagar mais 30 dólares e continuar utilizando a Internet. Já a Google Fiber possui internet ilimitada. Os preços de internet de banda larga oscilam entre 30 e 120 dólares no país, dependendo do serviço contratado e da cidade e estado, informa Rosa Jiménez Cano.

Argentina

Os contratos não impõem limites de uso de dados, mas sim de velocidade. As ofertas oscilam entrem 2 e 20 megas, de acordo com o que o usuário está disposto a pagar, geralmente mediante ofertas que também incluem o serviço de televisão a cabo e telefone fixo. No entanto, o tema gera debate. A média de velocidade na Argentina era, até o ano passado, de 4,4 megas, quatro vezes menor que a mundial. As empresas, porém, prometeram que, até 2019, a velocidade média subirá até os 15 megas, informa  Federico Rivas Molina.

Colômbia

Por lei, na Colômbia a banda larga é considerada uma conexão com uma velocidade que permite descarregar dados de, ao menos, 1.000 Kpbd (kilobites) e subir no mínimo 512 Kpbs. As empresas de telefonia oferecem diferentes velocidades em seus planos de internet. No entanto, não existe em todas as empresas uma oferta que garanta o acesso ilimitado de banda larga. Alguns empresários do setor já afirmaram que ter uma disponibilidade ilimitada poderia afetar a qualidade do serviço e gerar um congestionamento das redes móveis do país, informa Sally Palomino.

Alemanha

Na Alemanha, a companhia 02 oferece planos com franquia de internet. Quando o usuário atinge o limite, a velocidade é reduzida. A regra de redução, no entanto, só passa a valer após o terceiro mês consecutivo em que o pacote da franquia é estourado.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_