Whatsapp é o serviço de videochamadas que mais consome dados?
EL PAÍS testa e compara os aplicativos de mensagens com vídeo mais utilizados

O lançamento do serviço de videochamadas no Whatsapp para iOS, Android e Windows Phone levantou algumas perguntas sobre a quantidade de dados consumidos pelo novo serviço. Algumas informações apontavam que poderia disparar o consumo diminuindo as expectativas dos usuários que esperavam há algum tempo que a empresa adquirida pelo Facebook em 2014 finalmente incluísse essa funcionalidade.
As medições realizadas pelo EL PAÍS provaram, no entanto, que não é o caso e que, ao contrário, a videochamada do Whatsapp não consome mais dados do que outras opções.
Com uma boa conexão 4G, foram realizadas videochamadas de um minuto com os aplicativos mais usados e que oferecem o serviço: Whatsapp, com um bilhão de usuários ativos, de acordo com a empresa; Skype, adquirida pela Microsoft; Messenger, aplicativo nativo do Facebook; Facetime, exclusivamente para iPhone e iPad; e Hangouts e Google Duo, ambos do Google.
Os testes foram feitos no último dia 15, com os dois sistemas operacionais mais representativos: Android (majoritário) e iOS (da Apple) e dois dispositivos: um iPhone 6 para o ambiente iOS e um LG Nexus 5 para Android, semelhantes em termos de desempenho para esse tipo de conexão.
Foram feitas ligações nos dois sentidos – do iPhone para o Android e vice-versa – com cada um dos aplicativos mencionados para chegar a uma média de download de dados. A qualidade da ligação não foi levada em conta, simplesmente foi medido, através de um terceiro aplicativo ou com a própria ferramenta do sistema, o consumo de dados realizados através de cartões SIM da operadora Movistar.
Como mostrado no gráfico, os aplicativos com pior desempenho foram os do Google. Tanto Hangouts como o novo aplicativo Duo consomem quase o dobro de dados dos seus concorrentes, chegando a cerca de 10 megabytes por minuto em média. O menos problemático é o Facetime, o que é compreensível se levarmos em conta que as conexões entre dispositivos do mesmo sistema operacional são muito mais rápidas por usarem os mesmos codificadores (codecs). O resto oscila entre 5 e 6 megabytes por minuto.
É importante notar que, em outras circunstâncias, como por exemplo com menor qualidade de sinal, os aplicativos podem se comportar de forma diferente e cada um comprime os dados emitidos de maneira diferente, assim o resultado final pode variar em cada situação.
A conclusão é clara. O novo serviço Whatsapp não parece comprometer a conta dos clientes, em comparação com os outros aplicativos. De todas as formas, a solução mais recomendada para evitar surpresas na conta é usar uma rede wi-fi. A conexão será mais estável e não vai precisar usar os dados do plano contratado para funcionar corretamente.
Mais informações
