_
_
_
_
_

WhatsApp consuma sua advertência: quem não aceitar suas condições vai parar de usá-lo

Empresa alterou sua política ao compartilhar os dados dos usuários com o Facebook

Mais informações
Google lança o Allo, um WhatsApp com inteligência artificial
Facebook terá acesso ao número de telefone dos usuários do WhatsApp
Alternativas para quem não quer continuar no WhatsApp
Adeus, garota de blusa rosa no WhatsApp. Olá, garoto de azul

O popular serviço de mensagens WhatsApp apertou ainda mais o laço da privacidade dos usuários ao consumar sua advertência: ao final de 30 dias, para quem não tivesse optado voluntariamente por renunciar ao compartilhamento dos seus dados com o Facebook, o silêncio seria entendido como um sim tácito às novas condições. Pois bem, esse prazo transcorreu, e quem deixou a decisão para depois está tendo uma surpresa ao receber a contundente mensagem: “Se não desejar aceitar [as novas condições de uso], deverá descontinuar seu uso do WhatsApp”.

A aceitação dos termos de uso implica deixar a porta aberta para que futuramente – talvez muito em breve – os usuários comecem a receber mensagens patrocinadas ou publicidade relacionada aos seus interesses. Mas, provavelmente, o que mais preocupa é o uso cruzado da informação por parte do Facebook, combinando nossos interesses e contatos na rede social com nossa atividade no aplicativo de mensagens. A empresa que administra a maior rede social do mundo aplicou o peso do seu rolo compressor sobre a massa cativa (e aparentemente indefesa) de usuários do serviço, mas parece que, pelo menos na Europa, as coisas não serão tão fáceis.

Alemanha suspende o armazenamento de dados

As autoridades alemãs foram as primeiras a alertar sobre a violação da privacidade dos usuários do WhatsApp, obrigando o Facebook a interromper essa prática e apagar definitivamente toda a informação armazenada no período. O Facebook acatou imediatamente a ordem das autoridades reguladoras alemãs, mas tudo indica que o país não será o único da União Europeia a proibir essa exploração dos dados dos usuários. Aliás, é possível que as autoridades da própria UE se envolvam no assunto.

Enquanto isso, o que podem fazer os usuários do WhatsApp que tiverem recebido essa mensagem com seu “sim ou sim”? Na verdade, muito pouco. Nos fóruns, volta a ser citada a grande alternativa entre os aplicativos de mensagens, o Telegram, que poderia herdar uma avalanche de usuários contrariados ou preocupados com sua privacidade. Também já começou a funcionar o Allo, do concorrente Google. Mas acontece que o Facebook tem a melhor cartada possível: dominar o aplicativo-padrão. O WhatsApp é o serviço de mensagens hegemônico no Brasil e em vários outros países, e é difícil convencer parentes e amigos a migrarem. A barreira de saída é, por enquanto, elevada demais.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_