_
_
_
_
_

Google lança o Allo, um WhatsApp com inteligência artificial

O aplicativo de mensagens possui um assistente virtual dentro de cada conversação

Allo é o aplicativo de mensagens da Google.Vídeo: EPV
Mais informações
O que o Google sabe de você
O Google é racista?

O maior dos gigantes tecnológicos da nossa era tinha uma pendência para resolver. O Google já foi consagrado como gênio da lâmpada das pesquisas, como o proprietário da maior plataforma de vídeos online, o YouTube, e como a bússola e o mapa presentes na maioria dos celulares. Também oferece um bem-sucedido sistema de correio eletrônico, o Gmail, um dos tradutores mais utilizados, o Translate, uma ferramenta de gestão de documentos e um amplo espaço de armazenamento de dados, o Drive. Além disso, arriscou-se em uma rede social fracassada, o Google +, e em um novíssimo aplicativo de vídeo-chamadas, o Duo. Depois de invadir os grandes espaços do usuário da Internet, só lhe faltava um serviço: o de mensagens pelo celular. Uma lacuna que está preenchida a partir desta quarta-feira com o lançamento do Allo, um WhatsApp dotado de inteligência artificial.

São todos os serviços do Google reunidos em um só. Tudo acessado a partir de um único botão: o amarelo do Allo

O aplicativo foi apresentado como sendo o WhatsApp do futuro, por sua complexidade, inteligência e possibilidades. Foi lançado mundialmente de forma gratuita para Android e para iOS, embora, no caso deste último, o sistema operacional tem de ser em sua versão 9.1. Até agora, algumas de suas principais funções só estão disponíveis em inglês, mas a empresa afirma que outros idiomas serão incorporados progressivamente e que, no caso do espanhol, isso ocorrerá “rapidamente, em curto prazo”.

Para usar o Allo, não é preciso ter uma conta ativa no sistema do Google, bastando cadastrar um número de telefone. Isso e um nome são as únicas informações necessárias para começar a usar o aplicativo.

Para se comunicar com o assistente, é possível escrever ou falar, mas ele só responde por escrito

Uma vez dentro dele, logo aparece a primeira conversa, que é com um robô. Trata-se de um chat com o Google Assistant, um novo assistente virtual, que lembra o Siri (Apple). Você é uma moça? “Sou um conjunto”, responde o robô, com as palavras acompanhadas de uma carinha sorridente. A incorporação desse tipo de inteligência pode significar um risco em relação á segurança da informação enviada, mas os técnicos de Mountain View criaram os chamados chats de incógnitos, em que a informação é transmitida de forma criptografada de uma ponta à outra, como no WhatsApp, ou seja, não ficando registrada em nenhum ponto do servidor.

A revolução do assistente do Allo

Esse assistente é a grande revolução trazida pelo Allo. Não apenas por seus recursos, mas porque ele significa a introdução da inteligência artificial dentro de um aplicativo cujo uso tende a ser diário. Assim que se entra no chat, o robô já propõe um menu de 11 opções com todas as tarefas que ele pode cumprir para você: reservar passagens ou restaurantes, fornecer informação sobre o tempo, indicar encontros, recados ou alarmes, fazer uma seleção de notícias, apresentar resultados de jogos, propor games, poemas ou vídeos, contar piadas, traduzir textos ou apresentar respostas para qualquer pergunta que o usuário queira fazer. Essas funções, por sua vez, se subdividem em várias outras, constituindo um leque de possibilidades muito amplo.

O aplicativo da Google oferece várias opções de recados.
O aplicativo da Google oferece várias opções de recados.Allo

O ponto forte do aplicativo é que ele incorpora o gigantesco motor de buscas que é o Google. Assim como o YouTube e o Google Maps. São todos os serviços da empresa de Mountain View reunidos em um só. Isso tudo com a cesso a partir de um único botão: o amarelo do Allo.

O assistente é rápido, levando um ou dois segundos para dar uma resposta (um pouco mais se a pergunta for feita oralmente). O usuário pode falar ou escrever, embora o robô só responda por escrito. Ele contém repostas já prontas, mas também vai incorporando outras conforme a utilização. Assim, se o usuário usa um determinado tipo de expressões, o assistente as utilizará dali em diante.

Respostas inteligentes

À primeira vista, o formato das conversas com os usuários se parece com o dos demais aplicativos de mensagens; mas, observando-se com mais atenção, algumas diferenças surgem: a possibilidade de ampliar ou diminuir um texto que se quer enviar (mantendo apertado o botão de enviar e arrastando), a presença de 25 stickers exclusivos (semelhantes aos utilizados no Messenger do Facebook) ou a possibilidade de mandar fotografias com interferências (rabiscos etc) ou com textos (como ocorre com o Snapchat e o Instagram Stories, embora até o momento isso só funcione para o Android).

Sugestões de restaurantes próximos.
Sugestões de restaurantes próximos.Allo

Paralelamente a esses detalhes mais estéticos, a grande novidade está, mais uma vez, na inteligência artificial. Você recebe uma mensagem: “Quais são os seus planos para hoje?”. “Não muitos, e você?” ou “Ainda não pensei em nada” — eis dois exemplos de respostas que você pode dar sem precisar teclar nada. Opções inteligentes como essas aparecem ao longo de toda a conversa — sempre com um nível de conteúdo bastante superficial —, com inúmeras variações de perguntas e respostas. “Como está no trabalho?”, “O que você fez ontem?”, “O que você vai fazer amanhã?” ou “Está tudo bem”.

Respostas automáticas depois de analisar a imagem recebida.
Respostas automáticas depois de analisar a imagem recebida.Allo

A qualquer momento, dentro da conversa entre os usuários, é possível usar o assistente teclando: @google. Com isso, é possível tirar com a sua ajuda qualquer dúvida que surja durante a conversa com amigos ou parentes: qual a distância entre Paris e Nova York, a quantos dólares equivalem a 28 euros ou qual o nome do ator que interpretou o Capitão América. Além disso, é possível pedir sugestões de restaurantes próximos ou voos em horários mais próximos e reservar lugares (qualquer um dos usuários que estão no chat) dentro da própria conversa.

Outro aspecto dentre os mais surpreendentes é o uso dessa inteligência nas imagens. Ao receber uma imagem de outro usuário, o Allo capta qual é essa imagem, o que aparece nela, e propõe respostas. Essa é uma função que os técnicos de Mountain View apresentam depois de terem adquirido, há apenas três meses, uma start-up francesa que criou um recurso que permite que a câmera do celular reconheça objetos. Ela sabe se uma cidade é Nova York ou Veneza, se se trata de uma comida ou de um animal, mesmo que essas imagens estejam alteradas com rabiscos, escritos ou desenhos sobre elas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_