_
_
_
_

Geleira da Patagônia Argentina se rompe diante de 2.000 pessoas

Fenômeno acontece a cada quatro ou cinco anos, quando a geleira e a montanha se chocam

Rompimento da geleira Perito Moreno.Foto: reuters_live | Vídeo: AFP

Finalmente, e diante do olhar atento e ansioso de cerca de 2.000 pessoas, a geleira Perito Moreno se rompeu. O fenômeno, presenciado por milhares de turistas cada vez que acontece, ocorreu às10h56 nesta manhã de quinta-feira na Patagônia Argentina (mesmo horário em Brasília).

Esse é um dos fenômenos mais famosos e únicos do mundo, já que é a única geleira da Argentina que pode ser acessada por veículos, o que facilita a visitação pelo público. As passarelas e elevadores instalados na montanha permitem a aproximação da geleira com segurança, mesmo para pessoas idosas ou deficientes.

Mais informações
20 cataratas ao redor do mundo que deixarão você de boca aberta
O nível do mar subiu mais rápido no século XX do que em 3000 anos

A grande ruptura, como a ocorrida nesta quinta-feira, só acontece quando a geleira e a montanha se unem, de modo que a água que corre normalmente acaba sendo represada. Aos poucos, a água exerce pressão por baixo da geleira, até que consegue destruir definitivamente a barragem e a ponte de gelo desaba. Depois disso, o Brazo Rico volta a se unir com o Canal de los Témpanos, e um novo ciclo imprevisível de quatro ou cinco anos é iniciado, até a nova ruptura colossal. A última vez que isso ocorreu foi em 2012, mas de madrugada, sem que ninguém pudesse presenciar o fenômeno. Desta vez, 2.000 pessoas viram a ruptura ao vivo e milhares pela TV. Todas as estações argentinas direcionaram suas câmeras para a geleira.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_