_
_
_
_
_

Depoimento de Lula na Polícia Federal inflama clima em Brasília a dias de novo protesto

Desdobramentos devem reacender ímpeto da oposição por processo de destituição da presidenta

Dilma Rousseff em Brasília.
Dilma Rousseff em Brasília.Fernando Bizerra Jr. (EFE)
Mais informações
Tudo sobre a operação da Polícia Federal
Há evidências de que Lula recebeu propina da Petrobras, diz MP
O “ato jornalístico” que levou Dilma para o centro do furacão

Era pouco antes das 9h desta sexta-feira quando dois carros passaram vagarosamente em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, buzinando insistentemente e com seus motoristas gritando: "A casa caiu. Acabou PT". O buzinaço era o quinto no mesmo dia, conforme seguranças que guardam um dos acessos à sede da Presidência da República brasileira e eram os primeiros sinais de um dia de inflexão na grave crise política que engoliu o quarto mandato do Partido dos Trabalhadores no país.

A 24ª fase da Operação Lava Jato, que atingiu em cheio o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e familiares, ocorre em um dos piores momentos para o Governo de Dilma Rousseff.  Havia, há semanas, temor e espécie de contagem regressiva para o cerco final a Lula na maior investigação de um escândalo de corrupção já montada no Brasil, que polariza governistas e opositores e ocorre em meio à crise que também é econômica. O depoimento de Lula, escoltado pela polícia e com ampla cobertura midiática, estimula o debate sobre a espetacularização da operação a nove dias antes de um  novo megaprotesto convocado para pedir o impeachment da presidenta. Um dos grupos radicais anti-PT está inclusive articulando um protesto express em São Paulo, ainda nesta sexta.

Para o Governo, o barril de más notícias da semana já estava fervendo com vários ingredientes. O primeiro foi na segunda-feira, a demissão do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, acusado, por seus correligionários petistas, de ser incapaz de conter supostos excessos da Polícia Federal, braço auxiliar do Ministério Público na operação e hierarquicamente sob seu controle. Na quinta-feira, foi a vez do vazamento da delação premiada que estava sendo firmada pelo ex-líder do Governo no Senado Delcídio do Amaral (PT-MS). Delcídio citava Lula, mas pela primeira vez em dois anos de investigações, alguém acusava diretamente também Rousseff, tragando-a para o furacão do escândalo.

A notícia sobre a suposta colaboração com a Justiça do Senador, publicada pela revista IstoÉ, obrigou Cardozo a transformar a posse de seu sucessor no ministério da Justiça em uma longa entrevista coletiva para atacar Delcídio. Mais tarde, foi a própria presidenta quem reagiu. Emitiu uma nota para reclamar do vazamento da delação - "uma arma política" -  e para defender que seu Governo sempre defendeu o combate à corrupção.

No Congresso Nacional, os aliados do ex-presidente e de sua sucessora trataram de criticar a operação Lava Jato. "A operação é ilegal e política", destacou o líder do Governo na Câmara, Afonso Florence (PT-BA).Já o deputado Pepe Vargas (PT-RS) disse que os procuradores e os policiais passaram dos limites aceitáveis. "Quiseram criar um fato político. Se aproveitam que o Lula não tem a prerrogativa de foro e o cercam de uma maneira exagerada. É um absurdo. Se tem denúncia, que apresentem, não precisa tentar humilhar o ex-presidente". Membros do Executivo, como o ministro do Trabalho, Miguel Rossetto (PT), também reclamaram. "O presidente Lula já prestou depoimento e sempre se colocou à disposição das autoridades. Isso não é justiça, isso é uma violência".

A batalha de Dilma

Se o impacto do ponto de vista político já está evidente e pode voltar a pender o pêndulo do Congresso para a destituição de Rousseff, do ponto de vista legal, ainda é cedo para dizer o quanto a delação do senador, se confirmada, pode comprometer diretamente a presidenta, já que os procuradores tem de reunir provas e evidências do que ele acusa, o que parece não ser fácil pelo que vazou até agora. O certo é que a Lava Jato entrou em uma nova fase, com novos delatores de peso já confirmados, como o ex-presidente da construtora OAS, Leo Pinheiro, e os rumores de que Marcelo Odebrecht, dono da maior empresa do setor na América Latina poderia liberar, desde a prisão onde se encontra, seus executivos para também colaborar com a Justiça.

Para a consultoria de risco Eurasia Group, colaborações de Pinheiro, Odebrecht ou mesmo de pessoas ligadas a outra construtora do esquema, a Andrade Gutierrez, poderiam "mudar o jogo". "Os próximos dois meses serão críticos, e provavelmente representam o terreno mais delicado e perigoso para a presidenta na crise até o momento", escreveram a clientes nesta quinta, quando o mercado comemorava, com a queda do dólar e valorização da Petrobras na Bolsa, os novos desdobramentos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_