Pular para o conteúdo
_
_
_
_

STF decide e Eduardo Cunha será julgado por esquema da Lava Jato

Decisão foi unânime. Deputado do PMDB é primeiro presidente da Câmara a se tornar réu

Cunha em sessão da Câmara nesta quarta-feira.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) será julgado pelo esquema da Lava Jato. Cunha é acusado pelo Ministério Público Federal pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Ele é suspeito de receber ao menos 5 milhões de dólares de propinas relativos a um contrato para a construção de navios sondas entre a Petrobras e a Mitsui. Ele nega irregularidades. É o primeiro caso de presidente da Câmara réu. A decisão foi unânime. Veja como foi a votação minuto a minuto.

Afonso Benites
Outro adversário do presidente da Câmara, Alessandro Molon (REDE-RJ) disse que se surpreendeu, positivamente, com a decisão unânime do Supremo.
Afonso Benites
Um dos adversários de Cunha na Câmara, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) disse que a votação de hoje causa duas sensações: a de ter vergonha de ser deputado e presidido pelo peemedebista e a de orgulho por ter um Supremo que consegue frear a atuação dele
Afonso Benites
No STF, a expectativa é que o pedido de afastamento de Cunha da presidência da Casa ocorra até a primeira quinzena de abril.
Afonso Benites
Agora, caberá ao Ministério Público apresentar novos documentos e provas, caso hajam. E à defesa, apresentar os argumentos para tentar inocentar Cunha. Não há prazo para que o processo seja julgado.
Afonso Benites
Afonso Benites
O presidente do STF proclama o resultado. "Por unanimidade acolheram parcialmente a denúncia no tocante a Eduardo Cunha. Por maioria, acolheram parcialmente a denúncia contra Solange Almeida".
Afonso Benites
Par Lewandovski, o que deverá ser levado em conta no caso de Solange Almeida é uma eventual redução da pena dela, o que ocorrerá no julgamento do mérito do processo.
Afonso Benites
A tendência está se confirmando. Os dez ministros votam a favor de transformar Cunha em réu na Lava Jato.
Afonso Benites
Lewandovski agora está tratando da questão envolvendo a ex-deptuada Solange Almmeida
Afonso Benites
O presidente do STF, Lewandovski lê uma síntese de seu voto e diz concordar com o relator de que há indícios para tornar Cunha réu.
Afonso Benites
RESUMO: Nove ministros já se manifestaram a favor de tornar Cunha réu na Lava Jato. Só falta o ministro Ricardo Lewandovski votar, já que Luiz Fux está ausente.
Afonso Benites
Celso de Mello acompanha o relator e concorda em tornar Cunha em réu. É a favor também de que a ex-deputada Solange Almeida responda pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Afonso Benites
Celso de Mello afirma que os ministros não estão "proferindo um juízo de culpabilidade ou inocência", mas analisando os elementos mínimos que podem viabilizar o processamento da denúncia.
Afonso Benites
Pelo andar da votação, a tendência é que haja uma unanimidade entre os ministros para tornar Cunha réu na Lava Jato.
Afonso Benites
“Ninguém está acima da autoridade do ordenamento jurídico do Estado”, pondera o decano Mello.
Afonso Benites
Se Cunha se negar a receber a notificação três vezes, ele será informado do processo que tramita contra ele no Conselho de Ética por meio do Diário Oficial. Lembre como acabou a reunião do colegiado que tratou do caso Cunha. http://cort.as/cd71
Afonso Benites
Cunha agendou, então, uma data para ser notificado pelo Conselho de Ética: a próxima segunda-feira. Com isso, ele ganha tempo para apresentar sua defesa no colegiado. O prazo de dez dias para se defender só conta após a sua notificação.
Afonso Benites
Enquanto o STF julga a ação contra Cunha, o deputado foge da notificação do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Um funcionário foi ao seu gabinete hoje e ele mandou dizer que estava em uma reunião, portanto não poderia recebê-lo.
Afonso Benites
“A corrupção deforma o sentido republicano da prática política”, diz Mello.
Afonso Benites
Celso de Mello: "Receber vantagens indevidas é um ato que atenta contra o decoro parlamentar".

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

¿Tienes una suscripción de empresa? Accede aquí para contratar más cuentas.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_