_
_
_
_
_

Por que a Superterça é tão importante nos EUA?

Tudo que você precisa saber para acompanhar o evento-chave na corrida eleitoral dos EUA

Um voluntário despliega cartazes em Austin, Texas.
Um voluntário despliega cartazes em Austin, Texas.Tamir Kalifa (AP)

A Superterça é o dia em que acontecem mais primárias e caucus no calendário eleitoral, num total de 12 Estados. Consequentemente, a Super Terça de 1º de março é o evento no qual se concede o maior número de delegados e que tem maior capacidade para determinar as chances de cada candidato disputar as eleições presidenciais.

Mais informações
Favorito na Superterça, Trump racha o Partido Republicano
Donald Trump se recusa a rejeitar apoio da Ku Klux Klan
Ninguém quer fazer parte do ‘establishment’ norte-americano

Quantos delegados estão em jogo?

Os candidatos democratas lutam por um total de 865 delegados, mais de um terço dos necessários para a nomeação. Os republicanos concederão 661. Em ambos os casos, eles serão distribuídos proporcionalmente ao número de votos recebidos por cada candidato.

Por que é tão importante?

Porque em apenas uma noite os candidatos podem conseguir um número de delegados 10 vezes superior ao disputado nas últimas quatro votações (Iowa, New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul).

Onde se vota na Super Terça?

Os Estados que realizam primárias ou caucus na terça-feira são Alabama, Arkansas, Georgia, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma, Tennessee, Texas, Vermont e Virginia. Além disso, os republicanos realizam prévias no Alasca e os democratas no Colorado.

Quando os resultados serão anunciados?

Depende da hora de fechamento dos locais de votação. No Alabama, Geórgia, Vermont e Virginia, o fechamento será às 19h, horário da costa leste (21h, horário de Brasília). Em Massachusetts, Oklahoma e Tennessee o fechamento acontecerá uma hora mais tarde, às 20h, e em Arkansas às 20h30. As prévias em Minnesota começam às 20h, por isso os resultados só chegarão ao menos uma hora mais tarde. Às 20h da Costa Leste (17h, horário de Brasília) os locais de votação fecham no Colorado e no Texas.

Desde quando se realiza a Super Terça?

No fim dos anos 1980 um grupo de Estados do Sul decidiu fazer coincidir suas votações para dar mais importância à região nas primárias. Desde então, ao aumentar o número de delegados em jogo, a Super Terça é considerada o primeiro dia em que se pode clarificar o resultado da corrida eleitoral, pois qualquer candidato pode consolidar uma vantagem suficientemente grande sobre seus rivais para que sua nomeação seja inevitável.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_