_
_
_
_
_

Funcionalismo público declara greve contra demissões em massa na Argentina

Desde que assumiu, Governo Macri demitiu mais de 26.000 trabalhadores estatais

Manifestantes nesta quarta-feira, em Buenos Aires.
Manifestantes nesta quarta-feira, em Buenos Aires.Ricardo Ceppi
Mais informações
Argentina anuncia cortes de energia pela primeira vez em 27 anos
Kirchneristas param Buenos Aires para pedir libertação de ativista
Em busca da paz com professores, Mauricio Macri oferece até 40% de aumento

A Argentina amanheceu nesta quarta-feira com uma greve do setor público contra a demissão em massa de mais de 26.000 trabalhadores dos níveis nacional, provincial e municipal ocorrida desde que o presidente Mauricio Macri e seus partidários foram eleitos para diversos cargos, no ano passado. Em janeiro, o presidente justificou as demissões com uma expressão de um desejo: “Que não haja mais argentinos recebendo um salário por algo que não faz”. Na Argentina, os funcionários públicos que ganham sem fazer nada são chamados de nhoques. O ministro da Fazenda, Alfonso Prat-Gay, reforçou a ideia de que parte do aumento de 67% na folha de pagamento da União, das províncias e dos municípios entre a crise de 2002 e 2014 se deveu a empregos dados a militantes kirchneristas: “Não vamos deixar a gordura militante, vamos contratar gente idônea e eliminar os nhoques”.

Mas a Associação de Trabalhadores do Estado (ATE), dirigida por um crítico do kirchnerismo, Hugo Godoy, rejeitou as alegações do Governo de Macri. “A ideia dos nhoques é um argumento para demissões em massa”, repudiou Godoy. “Apontam para uma redução da presença do Estado e para a desestruturação de organismos importantes.” O kirchnerismo acusa o Governo de Macri de perseguição ideológica contra centenas de seus militantes, empregados no setor público, assim como nos 12 anos dos Governos de Néstor e Cristina Kirchner houve alguns funcionários públicos que denunciaram a mesma coisa à Justiça.

A novidade é a limpeza geral na folha de pagamentos do Estado. No Facebook e no Twitter, surgiu um perfil chamado Despedômetro, cujos dados já acumulam a demissão de 26.676 funcionários públicos, sendo 16.697 municipais, 7.109 do Estado nacional e 2.870 das províncias. O Governo Macri demitiu trabalhadores em diversos ministérios, no Centro Cultural Kirchner, em museus nacionais, na Rádio Nacional, na unidade de combate à lavagem de dinheiro, na estatal de armas Fabricaciones Militares e na fábrica de satélites Arsat. Além disso, o ministro da Modernização da Argentina, Andrés Ibarra, anunciou nesta terça-feira que estava analisando outros 25.000 contratos e prometeu mais demissões: “Poderia haver mais demitidos se houver contratos que não cumprem funções específicas ou têm origem na militância financiada com dinheiro público”.

A greve de funcionários começou com um desafio aberto ao novo protocolo que o Governo Macri implantou para proibir os bloqueios viários, principal método de protesto social na Argentina desde a crise de 1998/2002. O sindicato ATE havia prometido ao Executivo que não faria piquetes, mas sim uma passeata em direção ao Obelisco de Buenos Aires. O grupo está cumprindo a promessa, mas militantes da esquerda trotskista, também crítica ao kirchnerismo, interromperam o cruzamento das avenidas Callao e Corrientes enquanto se concentravam para também marchar até o Obelisco. A Polícia Federal, em vez de reprimir o bloqueio, se retirou do local. O próprio secretário de Segurança Interna da Argentina, Gerardo Milman, havia admitido ao EL PAÍS nesta quarta-feira que “haverá tantas interrupções que nem usando toda a polícia bastaria” para desalojá-los.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_