_
_
_
_
_

Oposição traça plano para o fim antecipado do Governo de Maduro

Mesa da Unidade Democrática quer impulsionar emenda que encurte a presidência para quatro anos

Sessão da Assembleia Nacional da Venezuela no dia 26 de janeiro em Caracas.
Sessão da Assembleia Nacional da Venezuela no dia 26 de janeiro em Caracas.EFE
Mais informações
Oposição da Venezuela aceita um diálogo condicionado com Maduro
Parlamento venezuelano se opõe ao decreto de Maduro

A oposição da Venezuela decidiu trabalhar sem demora pela saída do presidente Nicolás Maduro. Todos os representantes da Mesa da Unidade Democrática (MUD), a coalizão de partidos de oposição ao Governo, se reuniram na segunda-feira em Caracas e concordaram que é o momento de aproveitar a maioria na Assembleia Nacional para impulsionar uma emenda constitucional que diminua o atual mandato presidencial para quatro anos.

A crise econômica é tão profunda que todos os partidos, que durante vários anos defenderam diferentes leituras não apenas sobre a natureza do chavismo, mas sobre a importância de promover sua saída antecipada do poder, estão cientes de que com a chamada revolução bolivariana no comando é impossível mudar o rumo sombrio da nação sul-americana.

O primeiro mês de 2016 pegou o regime sem recursos para importar o que é consumido no país. Depois de 17 anos no poder, comemorado na terça-feira em um ato cultural que evocou a primeira posse de Hugo Chávez, o chavismo está colhendo os frutos de sua obra: o desinvestimento, o gasto desnecessário, o crescimento descontrolado da burocracia estatal, amparado pelo alto preço do petróleo, a fustigação e a expropriação de várias empresas privadas, que deixaram o país em uma ruína sem precedentes. “Maduro e seu regime têm de ir já”, escreveu a líder da oposição María Corina Machado no Twitter, comentando na quinta-feira a manchete de primeira página do jornal El Nacional. Até o governador e ex-candidato presidencial Henrique Capriles, que ultimamente tem privilegiado a construção de uma agenda social que lhe permita ganhar o apoio do eleitor chavista, não foi indiferente à precária situação de seus compatriotas e dedicou seu espaço semanal nas redes sociais a falar sobre a substituição do Executivo prevista pela Constituição. “Chegou o momento constitucional para que os venezuelanos tomem uma decisão”, escreveu, também no Twitter, no início desta semana. São dois extremos que agora fazem o mesmo chamado.

Na terça-feira, os membros da Causa R, uma das formações da MUD, apresentaram à direção do Parlamento uma proposta para alterar quatro artigos da Constituição venezuelana. Espera-se que o projeto, que tem o apoio do presidente da Câmara, Henry Ramos Allup, seja discutido no plenário nas próximas semanas, ou talvez antes se Ramos Allup decretar uma urgência parlamentar e o levar ao plenário. Parece indicar que assim será.

Em um fórum com estudantes da Universidade Metropolitana de Caracas, o diretor de debates do Legislativo disse que era a favor de promover a emenda à Constituição por considerá-la o mecanismo mais ágil para a saída do Governo. Exige apenas o voto da maioria simples da Câmara e depois um referendo consultivo. Ao avaliar a intervenção de Ramos Allup, o parlamentar opositor Américo de Grazia, um dos proponentes do projeto, disse a este jornal: “É um sinal de que estamos no caminho certo”.

Vigência imediata

Se aprovada, a emenda teria efeito imediato sobre a vigência do mandato atual. O projeto propõe reduzir de seis para quatro anos o mandato do chefe de Estado, de 12 para seis anos o período dos juízes do Supremo Tribunal e limitar esses cargos a apenas uma reeleição. Maduro colocou a faixa presidencial em abril de 2013 para completar o mandato para o qual tinha sido eleito Hugo Chávez, que começou em janeiro daquele ano. Os quatro anos terminam em janeiro de 2017, assim as eleições teriam que ser antecipadas para o último trimestre deste ano.

De Grazia considera que esta proposta é conveniente até para o chavismo, preso entre o dilema de iniciar uma reforma profunda do modelo de desenvolvimento ou manter-se fiel ao projeto do comandante Chávez, dependendo da sorte do aumento do preço do barril de petróleo. “As filas para comprar comida aumentaram, não há comida e a crise da saúde é terrível. Além disso, o presidente não teria de ser afastado do cargo e, se for o seu desejo, poderia participar nesta eleição”, acrescentou a oposição.

Ao cenário colocado pela oposição devemos adicionar a possível resposta do Governo. Na primeira quinzena do ano, o chavismo deu uma amostra de seu poder ao obrigar o Parlamento a retirar três deputados impugnados pelo Supremo. A Sala Constitucional do Supremo Tribunal, que está sob controle do Governo, é uma espécie de árbitro cada vez que há uma colisão entre os poderes. As cartas estão distribuídas.

Vias para encurtar o mandato

Além da proposta da oposição de alterar quatro artigos da Constituição venezuelana, as leis do país estabelecem duas outras maneiras de encurtar o mandato do presidente.

Uma delas é o referendo revogatório, quase descartado pela oposição pela dificuldade para ser convocado, a profundidade da crise que o país está atravessando e a quantidade de votos para chegar a tirar Nicolás Maduro do poder. A outra opção é a renúncia, uma possibilidade que o Governo de Caracas ainda não apresentou.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_