_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Alerta diante do vírus zika

A OMS deve lançar mão dos meios necessários para deter a propagação explosiva do vírus

Homem pulveriza lavoura contra o Aedes em Caracas.
Homem pulveriza lavoura contra o Aedes em Caracas.M. GUTIERREZ (EFE)
Mais informações
Grávidas brasileiras, entre a expectativa de ser mãe e o medo do zika
OMS declara o zika vírus uma emergência de saúde mundial
“O zika vírus se tornará endêmico, assim como ocorreu com a dengue”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre o rápido avanço do zika vírus no continente americano. Até agora, 23 países detectaram a epidemia transmitida por mosquitos que, segundo as evidências, gera malformações cerebrais em bebês de mães infectadas e problemas neurológicos em adultos. O Brasil, onde se localiza o principal surto, contabilizou mais de 4.000 casos suspeitos de microcefalia e a presidenta Dilma Rousseff planeja mobilizar o exército para combater o inseto Aedes aegypti, declarado “inimigo número um”. A seis meses do início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o Brasil concentrou seus esforços na luta contra o zika para dissipar temores entre os atletas participantes e o público que assistirá aos Jogos.

Como medida de precaução, a OMS declarou uma emergência de saúde pública semelhante àquela adotada em 2009 contra a gripe A e em 2014 contra a epidemia de ebola que varria a África Ocidental. Na ausência de terapias eficazes, e dada a velocidade com que o zika vírus se dissemina –calcula-se que neste ano serão infectadas entre três e quatro milhões de pessoas– é necessário que o organismo internacional mobilize os meios necessários para deter sua propagação explosiva.

Os casos detectados causaram grande preocupação por suas relações, ainda não certificadas, com patologias em recém-nascidos. Por isso, é urgente promover projetos de pesquisa para a detecção e diagnóstico e o possível desenvolvimento de uma vacina. Estamos diante de uma ameaça de escala global.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_