_
_
_
_
_

Primeira Liga: o torneio que virou uma rebelião de clubes contra a CBF

Sem o apoio da Confederação Brasileira de Futebol, a Primeira Liga começa nesta quarta-feira

Futebol brasileiro está dividido.
Futebol brasileiro está dividido.B. C. (Clube Atlético Mineiro)
Mais informações
A velha CBF resistirá a 2016?
Xico Sá: A pátria em chuteiras e algemas
A FIFA suspende Blatter e Platini por oito anos

O que deveria ser um torneio para testar a capacidade dos clubes brasileiros se organizarem sem a intervenção da CBF acabou virando uma grande rebelião contra a entidade que comanda o futebol no país.

Criada em outubro do ano passado na esteira dos escândalos de corrupção no futebol mundial, a Primeira Liga começou como um torneio amistoso entre times do Sul, de Minas e do Rio a ser disputado nos primeiros meses de 2016, período de pré-temporada no Brasil. Naquele momento, a CBF tinha aprovado a realização da competição e prometeu não interferir desde que fossem respeitada “a disciplina do futebol, os estatutos, o ordenamento jurídico, direitos dos atletas e calendário nacional”. Após pouco mais de dois meses e depois de muita discussão sobre os moldes da competição, os dirigentes de Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, Cruzeiro, América-MG, Grêmio, Internacional, Coritiba, Atlético-PR, Criciúma, Avaí e Figueirense conseguiram finalmente se organizar e divulgaram a tabela oficial da Primeira Liga em 15 de janeiro, apenas 12 dias antes da rodada inicial. Em nota assinada pelo presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, presidente da Liga Sul-Minas-Rio, os cartolas esclareceram que houve preocupação de evitar qualquer conflito com os jogos de campeonatos estaduais, que começam em 30 de janeiro. Seriam três rodadas na primeira fase, disputadas de 27 de janeiro a 10 de março. As semifinais aconteceriam em 23 e 24 de março e a final, em jogo único, foi marcada para 31 de março.

Foi somente neste momento, quando o torneio virou realidade, que a situação mudou de figura. Pressionada pelo presidente da FERJ (Federação de Futebol do Rio de Janeiro), Rubens Lopes, que não quer ver Flamengo e Fluminense em um torneio fora de suas asas, a CBF voltou atrás e resolveu proibir a realização da Primeira Liga na segunda-feira, dois dias antes da primeira rodada. Em nota, a entidade liberou jogos em caráter amistoso até 30 de janeiro. Depois dessa data, a competição passaria a ser ilegal e seus participantes estariam sujeitos a multas, suspensões e até desfiliação. A FERJ também se mexeu. Ameaçou não repassar a verba de televisão do Estadual do Rio para Flamengo e Fluminense, mesmo com os dois clubes confirmados no Campeonato Carioca, e disse que iria distribuir os 14,4 milhões de reais aos outros clubes do torneio.

A resposta dos integrantes da Primeira Liga foi imediata. Respaldados pelos artigos 16 e 20 da Lei Pelé, que permitem que os clubes participem de ligas nacionais ou regionais sem a autorização prévia da CBF e de federações até 31 de março, mantiveram o calendário. “Tentamos dialogar a fim de buscar uma solução e inclusive havíamos recebido de parte da CBF, em mais de uma ocasião, uma garantia de não intervenção na Primeira Liga, o que hoje mostrou-se não ser verdade. À Primeira Liga interessa dar uma resposta ao torcedor, que é o real motor do futebol nacional. Aguardamos todos os torcedores apaixonados por futebol em um dos 6 estádios que nesta quarta e quinta sediarão a nossa rodada inicial”, diz a nota divulgada pela Liga. A CBF, no entanto, ainda não se deu por vencida. Deve buscar até na FIFA meios de anular a organização.

Sem o apoio da Confederação, a Primeira Liga começa nesta quarta-feira formada por 12 clubes de cinco Estados brasileiros: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Seis jogos devem acontecer na primeira rodada, na quarta e na quinta. A CBF encara oficialmente a competição como clandestina. Sugeriu que a edição de 2016 fosse cancelada e prometeu estudar uma maneira de incluí-la apenas no calendário de 2017. Os clubes, porém, resolveram ir à luta. Já venderam os direitos de transmissão e dizem que vão manter os jogos. A primeira rodada do torneio será disputada. A segunda, ilegal, segundo a Confederação, está marcada para 6 e 17 de fevereiro. Até lá, estará formado um cenário mais claro dessa disputa. Quem manda de fato no futebol brasileiro? A CBF ou os clubes? Em breve saberemos a resposta.

Confira a tabela completa da Primeira Liga:

Primeira Rodada

27.01.2016

Criciúma x Cruzeiro

Fluminense x Atlético PR

Atlético-MG x Flamengo

Internacional x Coritiba

28.01.2016

América MG x Figueirense

Avaí x Grêmio

Segunda Rodada

06.02.2016

Figueirense x Atlético MG

06.02.2016

Grêmio x Coritiba

17.02.2016

Cruzeiro x Fluminense

Internacional x Avaí

Flamengo x América MG

18.02.2016

Atlético PR x Criciúma

Terceira Rodada

02.03.2016

Atlético MG x América MG

06.03.2016

Grêmio x Internacional

09.03.2016

Flamengo x Figueirense

10.03.2016

Coritiba x Avaí

Fluminense x Criciúma

Cruzeiro x Atlético PR

Semifinais

23.03.2016 e 24.03.2016

Final

31.03.2016

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_