_
_
_
_
_

Os aeroportos mais divertidos

Espere sem tédio: massagens, caça-níqueis, aquários, golfe e até uma piscina para surfar

Máquinas caça-níqueis no aeroporto de Las Vegas (EUA).
Máquinas caça-níqueis no aeroporto de Las Vegas (EUA).
Mais informações
15 anos vivendo no aeroporto
Os ‘mil e um’ artifícios para passar drogas pelo aeroporto
Minha casa é um aeroporto
Alemanha fica com 14 aeroportos gregos privatizados

A espera em um aeroporto costuma ser um dos momentos mais entediantes na hora de viajar. Que o diga Viktor Navorski, personagem interpretado por Tom Hanks em O Terminal (2004). Teria se desesperado a tal ponto caso tivesse disponível uma onda artificial para surfar? Ou um circuito de golfe? Ou algumas máquinas caça-níqueis? Existem aeroportos que poderiam ter oferecido essas amenidades. O JFK, de Nova York, no qual o personagem acaba preso sem poder retornar ao país de origem, pode até oferecer bares, restaurantes e muitas lojas, mas nada muito extravagante.

1. A corrida do ouro

LAS VEGAS

O aeroporto de Las Vegas (EUA) não é o único no qual podemos jogar, mas com certeza é o mais emblemático. Se você não puder esperar para chegar ao Caesar’s Palace, ou se quiser fazer suas últimas apostas, este aeroporto oferece 1.234 caça-níqueis. Para fazer você se sentir na cidade do pecado, assim que pisa nela. Viva Las Vegas.

A piscina com ondas de surfe do aeroporto de Munique (Alemanha).
A piscina com ondas de surfe do aeroporto de Munique (Alemanha).

2. Surfando entre aviões

MUNIQUE

Não é a onda de Mundaka, mas estamos em um aeroporto em plena Baviera (Alemanha), por isso não se pode exigir muito. Há cinco anos, o aeroporto de Munique instala durante o mês de agosto, verão na Europa, uma onda artificial de 1,5 metro de altura para quem quiser praticar (de graça) suas habilidades sobre a prancha, independentemente do nível de experiência. O evento também inclui um campeonato de surfistas profissionais, caso se prefira observar à distância, e um acampamento para crianças que queiram começar a pegar uma onda. Não é preciso ter equipamentos, tudo é fornecido pelo aeroporto.

Terapia com animais no aeroporto de Los Angeles.
Terapia com animais no aeroporto de Los Angeles.

3. Cachorroterapia

LOS ANGELES

Como viajar ou ter que esperar durante horas o próximo voo pode ser estressante, o Aeroporto Internacional de Los Angeles (EUA) introduziu um programa para proporcionar alívio aos passageiros através da interação com animais de estimação. Dezenas de voluntários andam com seus cães nas portas de saída de cada terminal, oferecendo o carinho dos animais, bem como informações. Usam coletes vermelhos, por isso são fáceis de reconhecer. Já receberam um prêmio da prefeitura de Los Angeles pela iniciativa.

Zona de massagens no aeroporto de Charles de Gaulle, em Paris.
Zona de massagens no aeroporto de Charles de Gaulle, em Paris.

4. Massagens para voar tranquilo

PARIS

Depois de passar pelo controle de passaportes do terminal dois (o principal) do aeroporto Charles De Gaulle, em Paris, é possível observar quiosques azuis que convidam ao relaxamento. São as boutiques de massagem da Be Relax, que oferecem até 10 tipos diferentes de tratamento, de acordo com a necessidade do viajante, incluindo massagens com pedras quentes, depilação e manicure. O Charles De Gaulle foi o primeiro, mas a empresa já tem 40 espaços distribuídos em 12 aeroportos em oito países.

Crianças no grande aquário do aeroporto de Vancouver (Canadá).
Crianças no grande aquário do aeroporto de Vancouver (Canadá).

5. Peixinhos coloridos

VANCOUVER

O aeroporto de Vancouver (Canadá) é um dos mais movimentados da América do Norte. Desde 2007, possui dois aquários com mais de 5.000 peixes para os amantes da fauna marinha. Em seus mais de 100.000 litros de água, podemos encontrar, entre outras espécies, enguias lobo, anêmonas, estrelas do mar ou água-viva de todos os tipos. Se você estiver no terminal internacional, é difícil não ver o tanque principal.

6. Sim, eu quero!

AMSTERDÃ

Os aeroportos são lugares onde se vivem intensas cenas de amor, de reencontros e despedidas. E podem ser um grande cenário para propor um casamento. E também para se casar, se você estiver no Schiphol, em Amsterdã. Lá, qualquer casal pode celebrar suas bodas ao estilo aviador e não perder tempo em partir para a lua-de-mel. Inclusive dá para organizar a festa posterior num avião.

O campo de golfe do aeroporto de Hong Kong.
O campo de golfe do aeroporto de Hong Kong.

7. Das tacadas para a pista

HONG KONG

Hong Kong tem seu futurista aeroporto construído em uma de suas numerosas ilhas, com uma extensão suficiente para transformar parte do seu espaço em um centro de entretenimento que conta, por exemplo, com um cinema IMAX e com seu próprio campo de golfe, com nove buracos. Apesar de localizado entre pistas de aterrissagem, não deixa de exigir um determinado código de vestimenta e o cumprimento das normas de conduta do bom golfista. São sete buracos de par três e outros dois de par quatro, desenhados para propor desafios a jogadores com certa experiência, com terrenos ondulados, abundantes bunkers e lagos.

O tobogã gigante do aeroporto de Singapura.
O tobogã gigante do aeroporto de Singapura.

8. Tobogã e embarque

SINGAPURA

Changi, o aeroporto internacional de Singapura, há anos é considerado um dos melhores do mundo. Em suas gigantescas instalações podemos encontrar todo tipo de atrativos para não nos entediarmos durante a espera pelo voo. De piscina no telhado até um tremendo repertório de jardins, nos quais podemos conviver com borboletas ou perder a noção do tempo vendo os girassóis se moverem. Se tiver pressa para embarcar, talvez seja melhor pegar o tobogã de 12 metros, o maior de Singapura, no qual descerá quatro andares num piscar de olhos.

9. Uma coleção inquietante

ANCHORAGE

A cidade mais povoada do Alasca tem no seu aeroporto uma exposição de arte e elementos de sua cultura indígena. Mas, além disso, abriga uma coleção de animais empalhados, uma ode à taxidermia que inclui ursos, bisões, castores, lobos, águias e um longo etcétera. O urso polar, que se mostra de pé e desafiador sobre suas patas traseiras, é evidentemente o ponto de encontro usado por todos.

10. Artes ocultas

PORTO PRÍNCIPE

No Haiti ainda são muito comuns (ou isso contam aos turistas) os rituais ocultistas de vodu. Nas lojas do aeroporto de Porto Príncipe, os bonecos dessa religião afro-americana são uma das lembranças mais procuradas pelos turistas. Não sabemos se porque alguém lhes incomodou durante a viagem ou porque já estão pensando na pessoa que lhes incomodará na volta para casa. O vodu tem sua origem nas colônias francesas de escravos do século XVIII e exige um rigoroso código de conduta, afastado da desonra e da cobiça.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_