Prêmios Globo de Ouro

Wagner Moura é indicado para o Globo de Ouro pela série ‘Narcos’

Brasileiro foi indicado ao prêmio de melhor ator pela obra, que concorrerá a melhor drama Netflix recebe mais indicações nas categorias televisivas do que a HBO

O Globo de Ouro, cujos prêmios serão entregues em 10 de janeiro de 2016, deu espaço a muitas das novidades de 2015. Entre elas está o ator brasileiro Wagner Moura, que foi indicado ao prêmio de melhor ator de drama pela série Narcos, produzida pelo cineasta José Padinha [diretor de Tropa de Elite] para a Netflix. A série sobre Pablo Escobar também foi indicada ao prêmio de melhor drama de 2015.

Se a HBO foi a grande vencedora do último Prêmio Emmy ao conquistar os principais prêmios tanto em drama como em comédia e minisséries, no Globo de Ouro a situação deu uma reviravolta. Os prêmios da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood são ousados, abrindo caminhos que o Emmy, mais tradicional, não se atreve a percorrer com tanta rapidez.

MAIS INFORMAÇÕES

Dessa forma, na lista de redes mais indicadas nos prêmios que serão entregues em 10 de janeiro de 2016, a Netflix lidera com oito indicações. A HBO não conseguiu superá-la e ficou com sete, enquanto a Starz, rede que que também não costumava estar presente nessas premiações, levou 7, especialmente com a força mostrada por Outlander em sua primeira temporada. Na quarta colocação se encontra outra não-rede de televisão, a Amazon Video, que conquistou cinco indicações com suas séries originais. Uma revolução indicada até mesmo pela inclusão da comédia Casual, da Hulu, entre as indicadas.

O Globo de Ouro deu espaço a outras novidades. Um exemplo é a principal categoria, melhor drama, onde somente Game Of Thrones continua em relação às premiações anteriores. A série ganhadora do Emmy precisará competir, além de Narcos, com outras novatas como Empire, Mr. Robot e Outlander. A despedida de Mad Men teve de se conformar com a presença de John Hamm entre os indicados a melhor ator de drama em uma lista completada por, além de Wagner Moura,  Liev Schreiber (Ray Donovan), Bob Odenkirk (Better Call Saul) e Rami Malek (Mr. Robot). Caitriona Balfe (Outlander), Viola Davis (How to Get Away with Murder), Eva Green (Penny Dreadful), Robin Wright (House of Cards) e Taraji P. Henson (Empire) disputarão a categoria de melhor atriz de drama.

Novidades também entre as séries da categoria de melhor comédia, onde Transparent defenderá seu título com sua segunda temporada contra Casual, Mozart in the Jungle, Orange is the New Black, Silicon Valley e Veep. As categorias que premiam atores também recebem participantes de séries novas, como Rachel Bloom, de Crazy Ex-Girlfriend, Jamie Lee Curties, de Scream Queens e Lily Tomlin por Grace and Frankie, que se juntam a Julia Louis-Dreyfus (Veep) e Gina Rodríguez, ganhadora em 2014 por Jane the Virgin. Na categoria masculina, Aziz Ansari concorre por Master of None, Gael García Bernal por Mozart in the Jungle, Rob Lowe por The Grinder, Patrick Stewart por Blunt Talk e Jeffrey Tambor pela segunda temporada de Transparent.

Lady Gaga recebeu sua primeira indicação ao Globo de Ouro graças a sua participação em American Horror Story: Hotel. Em sua categoria, a de melhor atriz em minissérie e filme para televisão, disputará com Kirsten Dunst (Fargo), Sarah Hay (Flesh and Bone), Felicity Huffman (American Crime) e Queen Latifah (Bessie). Idris Elba (Luther) e Mark Rylance (Wolf Hall) fazem dobradinha nos prêmios ao concorrer tanto na televisão como no cinema. Na categoria de melhor ator em minissérie concorrerão com Oscar Isaac (Show Me a Hero), David Oyelowo (Nightingale) e Patrick Wilson, protagonista de Fargo. A segunda parte dessa minissérie é possivelmente a favorita para conquistar novamente um título, o de melhor minissérie, que já conseguiu em 2014 e que terá como concorrentes American Crime, American Horror Story: Hotel, Flesh and Bone e Wolf Hall.

As categorias para atores coadjuvantes reúnem intérpretes de comédia, drama e minisséries, coquetel que costuma dar um resultado curioso. Nessa ocasião, entre os atores se encontram Alan Cumming (The Good Wife), Damian Lewis (Wolf Hall), Ben Mendelsohn (Bloodline), Tobias Menzies (Outlander) e Christian Slater (Mr. Robot). Na categoria feminina, o prêmio será disputado por Uzo Aduba (Orange Is the New Black), Joanne Froggatt (Downton Abbey), Regina King (American Crime), Judith Light (Transparent) e Maura Tierney (The Affair).

Lista de indicados nas categorias de televisão

Melhor drama

Empire

Game of Thrones

Mr. Robot

Narcos

Outlander

Melhor ator de drama

Jon Hamm (Mad Men)

Rami Malek (Mr. Robot)

Wagner Moura (Narcos)

Bob Odenkirk (Better Call Saul)

Liev Schreiber (Ray Donovan)

Melhor atriz de drama

Caitriona Balfe (Outlander)

Viola Davis (How to Get Away with Murder)

Eva Green (Penny Dreadful)

Robin Wright (House of Cards)

Taraji P. Henson (Empire)

Melhor comédia

Transparent

Mozart in the Jungle

Casual

Orange Is the New Black

Silicon Valley

Veep

Melhor ator de comédia

Aziz Ansari (Master of None)

Gael García Bernal (Mozart in the Jungle)

Rob Lowe (The Grinder)

Patrick Stewart (Blunt Talk)

Jeffrey Tambor (Transparent)

Melhor atriz de comédia

Rachel Bloom (Crazy ex-girlfriend)

Jamie Lee Curtis (Scream Queens)

Lily Tomlin (Grace and Frankie)

Julia Louis-Dreyfus (Veep)

Gina Rodríguez (Jane the Virgin)

Melhor minissérie e filme para televisão

American Crime

American Horror Story: Hotel

Flesh and Bone

Wolf Hall

Fargo

Melhor ator de minissérie e filme para televisão

Idris Elba (Luther)

Mark Rylance (Wolf Hall)

Oscar Isaac (Show Me a Hero)

David Oyelowo (Nightingale)

Patrick Wilson (Fargo)

Melhor atriz de minissérie e filme para televisão

Lady Gaga (American Horror Story: Hotel)

Kirsten Dunst (Fargo)

Sarah Hay (Flesh and Bone)

Felicity Huffman (American Crime)

Queen Latifah (Bessie)

Melhor ator coadjuvante

Alan Cumming (The Good Wife)

Damian Lewis (Wolf Hall)

Ben Mendelsohn (Bloodline)

Tobias Menzies (Outlander)

Christian Slater (Mr. Robot)

Melhor atriz coadjuvante

Uzo Aduba (Orange Is the New Black)

Joanne Froggatt (Downton Abbey)

Regina King (American Crime)

Judith Light (Transparent)

Maura Tierney (The Affair)

Arquivado Em: