_
_
_
_

Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo são os finalistas da Bola de Ouro

Português e argentino se encontram pela sétima vez, com a estreia do camisa 11 do Barça

Juan I. Irigoyen
Messi e Ronaldo se cumprimentam antes de um clássico.
Messi e Ronaldo se cumprimentam antes de um clássico.A. Ruesga

O trio final da Bola de Ouro 2015 não vestirá somente as cores do Barça. No próximo 11 de janeiro, Cristiano Ronaldo dividirá o palco em Zurique com Lionel Messi e Neymar. “O tridente merece ser finalista na Bola de Ouro”, havia desejado o brasileiro. Mas Luis Suárez ficou fora da trinca, e o Barcelona não poderá monopolizar a cerimônia da FIFA e da revista France Football como em 2010, quando “La Pulga”, Xavi Hernández e Andrés Iniesta disputaram o prêmio, arrebatado por Messi. Aquela foi a terceira vez em que os três jogadores do mesmo time estiveram no pódio. O Barça de Pep Guardiola fez como o Milan de Arrigo Sacchi: Van Basten, Ruud Gullit e Frank Rijkaard estiveram lá em 1988 e, um ano depois, Franco Baresi substituiu Gullit.

O 10 do Barcelona pinta como o grande favorito para levantar sua quinta Bola de Ouro (com quatro prêmios na estante, ele detém o recorde absoluto; Johan Cruyff, Michel Platini, Marco Van Basten e Cristiano possuem três). Embora tenha perdido a final da Copa América para o Chile, o argentino foi destaque no Barcelona de Luis Enrique e ficou com o ‘triplete’ na edição passada. Em 2015, Messi marcou 44 gols em 48 jogos disputados (45 como titular) e fez 21 assistências. Seu companheiro de ataque, Neymar, disputou 50 partidas (49 desde o início) com 40 gols e 12 assistências. O artilheiro entre os três finalistas foi Cristiano, que registrou 45 gols em 47 jogos (46 desde o começo) e cedeu 14 passes para gol.

Desde 2007, Messi tem lugar garantido entre os finalistas da Bola de Ouro. Com exceção de 2010, Cristiano sempre disputou o prêmio com “La Pulga”. E ao já histórico duelo entre o argentino e o português, este ano entra Neymar pela primeira vez. “Nunca joguei para ser o melhor do mundo ou pela Bola de Ouro. Sempre joguei para ser melhor que eu mesmo, para superar sempre meus objetivos. Ser o melhor do mundo é consequência desse trabalho. Se falam disso hoje é porque meu trabalho está indo bem”, disse o camisa 11 azul-grená. Messi também tentará conquistar o prêmio Puskás pelo melhor gol, competindo com Alessandro Florenzi (Roma) e Wendell Lira (Goianésia).

Outro azul-grená, Luis Enrique, deseja ficar com o prêmio de melhor treinador de 2015. O técnico do Barcelona competirá com Pep Guardiola, que levou o Bayern de Munique ao título da Bundesliga, e Jorge Sampaoli, que alçou o Chile ao título de campeão da América. Entre as mulheres, a norte-americana Carli Lloyd (Houston Dash), a japonesa Aya Miyama (Okayama Yunogo Belle) e a alemã Celia Sasic tentarão a façanha de Nadine Kessler, vencedora de 2014. E os três técnicos finalistas são Jill Ellis, Mark Sampson e Norio Sasaki.

Últimos finalistas

2014: Cristiano, Messi e Neuer.

2013: Cristiano, Messi e Ribéry.

2012: Messi, Cristiano e Iniesta.

2011: Messi, Cristiano e Xavi Hernández.

2010: Messi, Iniesta e Xavi Hernández.

2009: Messi, Cristiano e Xavi Hernández.

2008: Cristiano, Messi e Fernando Torres.

2007: Kaká, Cristiano e Messi.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_