_
_
_
_
_

Varoufakis: “Pedi perdão ao Podemos depois do Syriza se dar por vencido”

O ex-ministro grego diz que “Madri parece reforçar a luta pela independência” na Catalunha

Lluís Pellicer
O ex-ministro de Finanças grego, Yanis Varoufakis.
O ex-ministro de Finanças grego, Yanis Varoufakis.Gorka Lejarcegi

O ex-ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, afirmou hoje que teve de se “desculpar perante “o pessoal do [partido espanhol] Podemos” depois que o presidente do país, Alexis Tsipras “se deu por vencido” e assinou o acordo com a troika para obter o terceiro pacote de resgate da dívida. “Olhei para o pessoal do Podemos bem nos olhos e lhe pedi desculpas. Causamos um grande estrago para eles ao nos dar por vencidos”, declarou. O ex-chefe das Finanças foi bastante crítico em relação à Administração de Tsipras e defendeu que “nenhum ministro” atual do governo “acredita em sua política”.

Mais informações
“O terceiro resgate da Grécia está fadado ao fracasso”
Varoufakis preparou sistema bancário paralelo ao euro em caso de ‘corralito’
Thomas Piketty vai assessorar o programa econômico do Podemos
Podemos quer se livrar do rótulo de esquerda para crescer
“Os países endividados deixaram claro que eram nosso pior inimigo”

Em entrevista nesta manhã à Catalunya Ràdio, o ex-ministro grego afirmou que, depois que Tsipras assinou o acordo com a troika, ele disse aos dirigentes da organização espanhola de esquerdas, liderada por Pablo Iglesias: “Causamos muitos estragos a vocês, companheiros do Podemos”. “Nós dizíamos ‘Syriza e Podemos venceremos’, mas nós nos demos por vencidos”, acrescentou. Mesmo assim, o ex-ministro grego fez um apelo ao Podemos para que não jogue a toalha. Varoufakis garantiu que, apesar da crise atual, a Espanha tem “uma economia séria, grande, com um grande setor industrial e exportador”, razão pela qual um Governo espanhol que negociasse “de forma sensata, mas com energia” teria a chance de “mudar a Europa”. “Nós nos demos por vencidos rapidamente porque somos pequenos e frágeis, e ninguém nos apoiava”, lamentou.

Na sua opinião, o Podemos deve “seguir adiante em seu caminho” e “superar” aquilo que aconteceu na Grécia. Para isso, sugeriu à organização que elabore um programa antes das eleições de 20 de dezembro, no qual detalhe qual seria a sua posição quanto ao euro. “O Podemos deveria deixar claro para o povo espanhol e europeu o seu posicionamento. Se os partidos progressistas da Espanha fizerem isso, a primavera de Atenas será então lembrada como uma primeira rebelião em uma guerra que será, ao final, vencida pelas forças da razão e do progresso”, insistiu.

Varoufakis fez também referência à situação na Catalunha, comentando que “parece até que Madri procura reforçar o movimento independentista da Catalunha” ao tomar decisões como a de vetar um plebiscito sobre a independência.

Varoufakis afirmou reconhecer o mal-estar vigente entre os catalães. “É muito claro que existe uma rejeição a dois fracassos: o da Europa e o do Governo central espanhol. Por isso, os catalães reivindicam a oportunidade de ter um governo próprio”, acrescentou.

Na entrevista, o ex-ministro declarou ter uma boa relação com o ministro da Economia e Competitividade espanhol, Luis de Guindos, que se sentava ao lado dele nas reuniões do Eurogrupo. “Gosto muito dele”, disse o ex-ministro, acrescentando que, quando conversavam a sós nesses encontros, longe das câmeras, ambos convergiam para um mesmo diagnóstico da situação. Varoufakis afirmou, no entanto, que países como a Espanha e a Irlanda se mostravam preocupados com a possibilidade de a troika ceder às demandas gregas depois de ter imposto as receitas de austeridade em seus países, já que seria difícil explicar aos seus habitantes a adoção dessas medidas caso a alternativa proposta pelo ex-chefe das Finanças grego desse certo. “A imposição de se pagar já nos próximos meses os impostos referentes ao ano seguinte implica acabar conosco”, lamentou. Sobre esse assunto, afirmou que a Espanha e a Grécia são “comparáveis”, mas, ao mesmo tempo, “muito diferentes”. “Estamos envolvidos em uma mesma crise. A Espanha não pode ser tratada como um mineiro que morre na mina para salvar os outros”, concluiu.

Varoufakis fará ainda hoje uma palestra no Born Centre Cultural de Barcelona. Ontem, o ex-ministro esteve com a prefeita da capital catalã, Ada Colau, para debater sobre “cidades e democracia”, segundo informou a própria governante em sua conta no Twitter. “Uma outra Europa é possível, e a construiremos a partir de baixo”, afirmou Colau.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_