_
_
_
_
_

Passos Coelho, o homem que acabou com a ‘casta’ portuguesa

Ganhador das eleições aplicou as receitas da troika e derrubou Espírito Santo

Pedro Passos Coelho, ontem depois de conhecer sua vitória.Foto: atlas | Vídeo: p. Duarte (BLOOMBERG) | atlas

Tem o ar do correto farmacêutico, que lê as receitas, dá os remédios ao cliente e o aconselha sobre como administrá-los, sem esquecer as contraindicações. O paciente se sente tão reconfortado com suas explicações que sempre volta à mesma farmácia. Pedro Passos Coelho (Coimbra, 1964) é o farmacêutico de Portugal, pois os cirurgiões vieram de Bruxelas e Washington. Passos chegou ao poder quando já fazia um mês que a troika estava governando seu país. Era junho de 2011. O Governo tinha assinado o Memorando de resgate econômico do país, o terceiro desde a Revolução de Abril de 1974.

Em uma entrevista, pouco antes de chegar, Passos Coelho, economista tardio e aluno de colégios públicos, alertou: “Iremos além da troika”. E quatro anos depois cumpriu o que disse: as privatizações superam as exigidas pelo FMI, pela UE e pelo BCE.

Mais informações
Portugal apoia nas urnas as políticas de austeridade do Governo
A velhice cobra a conta em Portugal
Governo português faz acordo com a oposição para censurar imprensa
Portugal dirá adeus aos seus credores

O líder do Partido Social Democrata (PSD) viu na chegada da troika não uma praga, mas uma ocasião única para atuar. “O caos é uma oportunidade para a mudança”, disse imitando Schumpeter sobre a filosofia da destruição criativa. A troika não era um peso, mas a desculpa perfeita para realizar mudanças que, de outra forma, o acomodado povo português nunca realizaria.

O vencedor das eleições de domingo não foi só o aluno mais aplicado da troika e o inimigo que lançou por terra a teoria dos jogos de Varoufakis. Também é o homem que pôs fim ao statu quo político-econômico em Portugal, acabou com a casta, como diriam por lá. E tudo isso foi feito por um político liberal, católico e de centro-direita. Porque Passos Coelho não tem padrinhos; não é de ninguém, não provém de um grupo econômico nem necessita deles. Não é de uma das famílias do país; não viaja de classe executiva e não frequenta as praias badaladas de Comporta. Veraneia em Manta Rota, como sempre. E não deixa de ir quando a rua se enche de manifestantes. “Se fôssemos embora, pensariam que fizemos algo de que precisamos nos esconder”, disse aos que o aconselhavam a se mudar para outro lugar.

Talvez por tudo isso o primeiro-ministro não tenha movido um dedo para continuar mantendo artificialmente o império Espírito Santo e seu conluio com o poder político de Sócrates e a maquinaria da Portugal Telecom.

Liberalizar a economia do país e abri-la à concorrência implicava em acabar com o protecionismo do Governo ao império Espírito Santo, dirigido por Ricardo Salgado, também conhecido como Dono disto tudo. Em várias ocasiões o patriarca da primeira família portuguesa telefonou pedindo socorro, mas ele não atendeu. Que diferença do seu antecessor, que antes de chamar a troika pediu o consentimento de Salgado!

Por mais paradoxal que pareça, o grande golpe ao capitalismo estabelecido não foi dado pela Revolução de Abril, mas por um político de centro-direita, frio, imperturbável, sem um mau gesto, sem um mau grito. “Teria que pensar, mas não me lembro da última vez que me zanguei”, dizia em uma entrevista ao Observador. Cinza na normalidade e brilhante junto ao abismo: “Devemos sempre controlar a maneira como reagimos, para evitar que qualquer coisa derive para aquilo que não desejaríamos. Tenho sempre muita dificuldade em viver com a irreflexão”.

Apesar de todas as penúrias, apesar de todas as receitas aplicadas, o farmacêutico Passos Coelho convenceu seus partidários de que seus remédios surtem efeito; talvez o paciente ressalve que, quatro anos depois, ainda caminha com um par de muletas, mas ele esclarecerá dizendo que, sem seus remédios, certamente estaria sem pernas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_