_
_
_
_
_

Queda de guindaste mata ao menos 107 pessoas em mesquita de Meca

Lugar mais sagrado do Islamismo se prepara para acolher uma grande peregrinação anual

Vídeo: EFE / EL PAÍS VÍDEO
Ángeles Espinosa

Pelo menos 107 pessoas morreram nesta sexta-feira depois da queda de um guindaste na Grande Mesquita de Meca, segundo informações de autoridades sauditas. De acordo com a rede Al Arabiya, o colapso do braço mecânico ocorreu depois que uma tempestade atingiu a cidade sagrada do Islamismo durante a tarde, na costa oeste da Arábia Saudita.

Mais informações
Ebola deixa 8.000 muçulmanos de fora da peregrinação anual a Meca

A organização da Defesa Civil saudita informou a primeira contagem de vítimas fatais em sua conta no Twitter. Também menciona que existem cerca de 200 feridos, por isso o número de mortos pode aumentar. "Todos os feridos e os mortos foram trasladados para hospitais. Não restam vítimas sob os escombros", assegurou o diretor da Defesa Civil, Suleiman el Amir, à televisão local Al Ikhbariya.

As imagens que circularam imediatamente por meio das redes sociais mostram corpos ensanguentados de peregrinos no meio de escombros do que parece um teto que veio abaixo pelo braço do guindaste. Segundo um comunicado da administração dos locais sagrados mencionado pela Reuters, a estrutura bloqueou a zona pela qual os crentes circulavam na Kaaba (a construção em forma de cubo para a qual os muçulmanos dirigem suas rezas).

Cerca de 800.000 peregrinos já chegaram a Meca para realizar a peregrinação anual conhecida como Hajj, que se iniciará no dia 21 ou no 22, em função da lua. Entre eles há numerosos iranianos, dos quais 12 estão entre os feridos, de acordo com o responsável iraniano pelo Hajj, Saeid Ohadi, citado pela agência IRNA. Não há mais informação sobre as nacionalidades do resto das vítimas.

Meca, que se prepara para receber milhões de muçulmanos na Hajj, tem sido objeto nos últimos anos de obras polêmicas de reforma. De fato, no ano passado, autoridades reduziram o número de visitantes devido aos trabalhos de ampliação da Grande Mesquita, em cujo pátio ocorreu o acidente nesta sexta-feira.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_