_
_
_
_
_

Alemanha espera receber de 5.000 a 10.000 refugiados neste sábado

Munique, que se prepara para um dos dias mais intensos da crise migratória, recebe os primeiros refugiados

Refugiados chegam a Nickelsdorf, na fronteira austro-húngara.
Refugiados chegam a Nickelsdorf, na fronteira austro-húngara.F. A. (AP)

A Hungria pôs fim na noite de sexta-feira ao vergonhoso êxodo a pé que centenas de refugiados empreendiam a partir de Budapeste, na esperança de alcançar a fronteira com a Áustria. Dezenas de ônibus recolheram os refugiados que caminhavam pela rodovia e os que permaneciam na estação Keleti, na capital húngara, levando-os até a fronteira com a Áustria. De acordo com a polícia austríaca, já há 4.000 refugiados no local.

Premiê finlandês oferece casa

reuters

O primeiro-ministro finlandês, Juha Sipilä, ofereceu neste sábado uma casa de sua propriedade para acolher refugiados em Kempele, no norte do país. Sipilä disse que essa casa é pouco usada atualmente e poderia alojar as pessoas que pedem asilo, no começo do ano que vem. “Todos nós precisamos nos olhar no espelho e perguntar como podemos ajudar”, disse o premiê à emissora de TV YLE.

Sipilä considera que o plano para a distribuição de 120.000 refugiados nos países da União Europeia deve ser voluntário, e espera que a Finlândia dê o exemplo. O Governo finlandês decidiu na sexta-feira duplicar de 15.000 para 30.000 o número de refugiados que admitirá no país neste ano.

Com essa decisão, o Governo húngaro tentava resolver o desafio constituído pelos milhares de migrantes, na maioria sírios, que cruzam seu território na tentativa de chegar à Alemanha, cujo Governo prometeu acolhê-los. No final da noite de sexta-feira, o Governo austríaco anunciou que, junto com a Alemanha, abriria suas fronteiras aos refugiados procedentes da Hungria. Viena informou por volta das 12h (hora local, 6h em Brasília) que cerca de 6.500 refugiados haviam entrado no país desde a madrugada, e que quase todos prosseguiam na direção da Alemanha. “Praticamente todos querem continuar a viagem para a Alemanha. O prosseguimento da viagem está autorizado”, disse o Ministério do Interior da Áustria em um sucinto comunicado via Twitter.

Um trem especial com 450 refugiados já chegou à estação de Munique, informa a agência Reuters, citando fontes da polícia alemã. A Alemanha calcula que chegarão ao país neste sábado entre 5.000 e 10.000 refugiados procedentes da Hungria, o que triplicará o fluxo dos dias anteriores, segundo a Reuters. “É três vezes mais que nos outros dias. Pouco a pouco vamos chegando ao limite da nossa capacidade”, disse Ivo Priebe, porta-voz da polícia federal.

Na Alemanha, os trens com refugiados procedentes da Áustria serão direcionados para Munique. Alguns dos refugiados, no entanto, serão levados a instalações de acolhida em uma escala anterior, na cidade bávara de Rosenheim.

Mais informações
Hungria oferece ônibus aos refugiados que querem chegar à Áustria
Por que os refugiados agora emigram maciçamente para a Europa?
Dezenas de refugiados são achados mortos em um caminhão na Áustria
Bruxelas pede solidariedade aos países diante da crise migratória mundial
Crise migratória se intensifica e se espalha pela Europa
Comissão Europeia pede que países acolham mais 120.000 refugiados

Centenas de agentes da polícia federal, órgão encarregado da segurança nas ferrovias, estarão de prontidão para auxiliar os refugiados, registrá-los e levá-los aos centros de acolhida.

Em Budapeste, a estação Keleti voltou a se encher de migrantes a partir do começo da manhã, quando circulou a notícia de que o Governo húngaro finalmente fretaria ônibus e permitiria a passagem de trens rumo à Áustria e Alemanha. Cerca de 1.000 pessoas se reuniram numa área próxima à estação, protegendo-se da chuva matinal.

Demonstrando uma flexibilidade que faltou ao Governo húngaro, Viena preparou durante a noite um primeiro centro de acolhida na localidade fronteiriça de Nikelsdorf, com apoio da Cruz Vermelha. A chegada maciça de ônibus e carros está provocando grandes congestionamentos nessa fronteira, pois as autoridades revistam todos os veículos a fim de evitar situações como a desta semana, quando dezenas de cadáveres de cidadãos sírios foram encontrados em vários caminhões.

Segundo o Governo austríaco, os refugiados que chegarem a Nikelsdorf serão encaminhados por trem até Munique, onde também serão bem recebidos. Até 4.000 pessoas chegaram durante a madrugada a esta localidade austríaca, segundo dados da polícia, que espera até 10.000 ao longo do dia. Depois de desembarcarem no lado húngaro da fronteira, os refugiados são levados à estação ferroviária de Nikelsdorf ou a uma casa de shows dos arredores, chamada Nova Rock Halle, onde um centro de acolhida dos refugiados já funciona há alguns meses.

Decisão inesperada

A oferta de ônibus por parte do Governo húngaro foi inesperada e contraditória, pois ao mesmo tempo Budapeste bloqueou as saídas de trens com destino à Europa Ocidental, o que teria evitado o insalubre acampamento instalado na estação Keleti, no centro da capital húngara.

Segundo a agência AFP, o primeiro contingente de refugiados, composto por 400 pessoas, incluindo muitas mulheres e crianças, desembarcou durante a noite, sob chuva, e cruzou a fronteira a pé. A “situação de emergência" levou as autoridades da Áustria e Alemanha a autorizarem a passagem dos refugiados e auxiliá-los em seu objetivo. Essa onda migratória chegou ao coração da Europa atravessando vários países (Turquia, Grécia, Macedônia, Sérvia e Hungria) e, no caminho, além de impedimentos de todo tipo, os refugiados também foram vítimas de traficantes de pessoas que lhes exigiram dinheiro e inclusive deixaram-nos morrer asfixiados em caminhões de carga.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_