Seleccione Edição
Login

Um rio de promessas

Bilhões de dólares e 23 anos depois, verbas para saneamento são reduzidas em meio à crise de abastecimento, gerando dúvida se metas de despoluição serão cumpridas

  • A formação de espumas, que ocorre frequentemente no Rio Tietê ao longo das cidades de Santana de Parnaíba, Salto e Pirapora do Bom Jesus, está relacionada principalmente a baixa vazão da água, a presença de esgotos domésticos não tratados que dificultam a decomposição de detergentes domésticos.
    1A formação de espumas, que ocorre frequentemente no Rio Tietê ao longo das cidades de Santana de Parnaíba, Salto e Pirapora do Bom Jesus, está relacionada principalmente a baixa vazão da água, a presença de esgotos domésticos não tratados que dificultam a decomposição de detergentes domésticos.
  • Luana de Souza, 15 anos, é uma das moradoras que aproveita o parque construído no Lago Azul. Ainda assim, a poluição da represa Billings atrapalha. “Às vezes é insuportável ficar aqui fora, você fecha a sua casa toda porque não aguenta o cheiro”, conta ela.
    2Luana de Souza, 15 anos, é uma das moradoras que aproveita o parque construído no Lago Azul. Ainda assim, a poluição da represa Billings atrapalha. “Às vezes é insuportável ficar aqui fora, você fecha a sua casa toda porque não aguenta o cheiro”, conta ela.
  • Hoje, 665 mil pessoas vivem em favelas ou loteamentos irregulares na região de mananciais, de acordo com a Secretaria Municipal de Habitação.
    3Hoje, 665 mil pessoas vivem em favelas ou loteamentos irregulares na região de mananciais, de acordo com a Secretaria Municipal de Habitação.
  • Lixo e móveis abandonados costumam ser encontrados à beira da represa Billings.
    4Lixo e móveis abandonados costumam ser encontrados à beira da represa Billings.
  • Lixo e móveis abandonados costumam ser encontrados à beira da represa Billings.
    5Lixo e móveis abandonados costumam ser encontrados à beira da represa Billings.
  • Lixo e móveis abandonados costumam ser encontrados à beira da represa Billings.
    6Lixo e móveis abandonados costumam ser encontrados à beira da represa Billings.