Barack Obama no Twitter

“@Potus: Olá Twitter! É o Barack. Juro!”

Presidente dos Estados Unidos abre uma conta pessoal na rede social

Pai, marido e 44º presidente dos Estados Unidos. É assim que Barack Obama se descreve em sua conta pessoal do Twitter, inaugurada na segunda-feira com o subsequente sucesso em número de seguidores: mais de um milhão de followers em cinco horas. Na manhã de terça-feira conseguiu mais 600.000. Obama já tinha uma conta oficial, gerida pela equipe que dirigiu sua campanha, Organizing for Action, na qual acumula 59 milhões de seguidores – é o líder mundial com mais seguidores no mundo –. Nela, Obama escreve pessoalmente algumas mensagens, marcadas por suas iniciais BO para diferenciá-las do resto, no que foi copiado por muitos outros mandatários.

“Olá Twitter! É o Barack. Juro! Depois de seis anos, finalmente me deram minha própria conta”, escreveu um descontraído Obama para anunciar sua chegada à rede social. A conta, que será usada no ano e meio que lhe resta de mandato, tem o nome de @POTUS, sigla de Presidente dos Estados Unidos em inglês. A conta do ex-presidente Bill Clinton - @billclinton – já interagiu com o novo usuário, dando as boas-vindas a Obama na rede social e perguntando se ele vai ficar com a casa (Branca), com Obama respondendo que sim e aproveitando para brincar se Clinton conhece alguém interessado na @FLOTU, a conta da primeira-dama.

Sobre isso, o subdiretor de estratégia na Internet da Casa Branca, Alex Wall, explica que a conta irá para o novo presidente dos Estados Unidos após as eleições de 2016. “A conta de Twitter @POTUS será uma nova forma do presidente Obama se relacionar diretamente com o povo norte-americano, com mensagens que virão exclusivamente dele”, acrescenta Wall no blog da Casa Branca.

A foto escolhida para sua conta é extremamente simbólica: ele, sua família e líderes dos direitos humanos em 7 de março cruzando a ponte Edmund Pettus na capital do Estado do Alabama, durante as comemorações dos 50 anos da marcha de Martin Luther King.

MAIS INFORMAÇÕES

Foram publicadas três mensagens em 16 horas, cuidadosamente escolhidas: a primeira, uma reunião com policiais para melhorar a confiança da comunidade negra após os últimos escândalos de violência policial e a resposta a Clinton. Além das boas-vindas do ex-presidente democrata, Obama foi cumprimentado por sua esposa Michelle, dizendo que “já não era sem tempo”, e pelo vice-presidente Joe Biden, que através da conta @VP espera vê-lo “na vizinhança”.

Assim que a conta foi inaugurada, a Casa Branca amplificou seu efeito ao garantir que não se trata de um farsante ou de uma brincadeira. “ATENÇÃO: O presidente Obama acaba de estrear a conta @POTUS com uma mensagem enviada do Salão Oval. É realmente ele! #BemvindoaoTwitter, afirmou a @WhiteHouse, que também publicou um vídeo de Obama enviando sua primeira mensagem.

@POTUS segue somente 65 contas: suas amadas equipes esportivas de Chicago, alguns departamentos de Estado, membros de seu gabinete e funcionários importantes de sua Administração, as universidades nas quais estudou e somente dois ex-presidentes: George H. W. Bush (o pai) e Clinton. Por enquanto, não segue sua ex-secretária de Estado, considerada por muitos como sua provável sucessora: Hillary Clinton.