_
_
_
_

Papa Francisco: “O diabo castiga o México com muita fúria”

Pontífice identifica a violência do povo mexicano com uma força diabólica

Pablo de Llano Neira
O papa Francisco, nesta sexta-feira na basílica de San Pedro.
O papa Francisco, nesta sexta-feira na basílica de San Pedro.M. BRAMBATTI (EFE)

O Papa voltou a mencionar os problemas de violência do México. Nesse caso, em uma entrevista à rede Televisa, fez uma afirmação de natureza religiosa sobre as causas dos conflitos mexicanos: “Eu acredito que o diabo passou um recibo histórico ao México", disse em alusão ao forte arraigamento católico do povo desse país.

Mais informações
Papa teme “mexicanização” da violência na Argentina
Papa: “Prefiro o pecador ao corrupto”
Relatório da ONU conclui que tortura é “generalizada” no México
Terror volta a Iguala com 14 assassinatos em menos de 72 horas

Há três semanas, declarações de Francisco sobre o México levantaram polêmica. O Papa disse que estava preocupado com os problemas de criminalidade que enfrenta seu país de origem, a Argentina, e que esperava que não evoluíssem para um conflito da mesma natureza do mexicano: “Tomara que estejamos a tempo de evitar a ‘mexicanização’. Estive falando com alguns bispos mexicanos e a coisa é um terror”.

O Governo mexicano respondeu por meio de seu chanceler, José Antonio Meade, afirmando que as palavras do Papa Francisco estigmatizavam o México.

Em novas declarações, na sexta-feira, o Papa considerou que a violência mexicana não pode ser atribuída simplesmente a erros do Estado: “Quem é o culpado? O Governo? Essa é a solução, a resposta, mais superficial”, disse Francisco. “O diabo castiga o México com muita fúria”, acrescentou.

Jorge Mario Bergoglio conclamou os mexicanos a “trabalharem com energia” na luta contra o crime organizado, embora reconhecesse o que é uma tarefa delicada: “Sei que é difícil denunciar um narcotraficante, porque leva a vida ou é uma espécie de martírio".

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_