Morre no México uma turista após choque de baleia em lancha
O cetáceo atingiu um bote de turistas que fazia ‘snorkel’ em uma baía de Cabo San Lucas

Já divisavam a costa quando um mamífero enorme surgiu em frente a sua lancha. Um grupo de nove turistas equipados com coletes salva-vidas, que tinha saído na manhã de quarta-feira para fazer snorkel pelas águas do Cabo San Lucas (Baixa Califórnia do Sul, México), acreditava que em pouco tempo pisaria em terra firme e que sua excursão terminaria ali. Mas a uns 400 metros de baía de Santa Maria uma baleia atingiu repentinamente o bote e acabou com a vida de uma jovem. Outros dois ficaram feridos.
A informação é da Procuradoria Federal de Proteção ao Ambiente (Profepa), encarregada de investigar, entre outras coisas, se a mulher faleceu devido ao golpe do cetáceo ao cair da embarcação. A Profepa, que não deu detalhes sobre a identidade da vítima, ainda que alguns meios de comunicação indicaram que era de nacionalidade canadense, está investigando também a responsabilidade da empresa que organizou a excursão, Cabo Adventures. “Estamos vendo se tinha ou não permissão para navegar por essas águas, já que é uma região natural protegida que tem um protocolo a seguir para avistar esse tipo de mamíferos marinhos”, afirmou Martín Ortíz, diretor de Comunicação Social do órgão público.
O capitão da pequena embarcação inflável, José Salazar, relatou à instituição que precisou realizar um movimento para se esquivar de uma baleia que apareceu bem à frente do bote e acabou atingindo uma das suas laterais, por volta das 11h de quarta-feira (hora local, 15h em Brasília). Salazar em seguida alertou o Resgate Naval sobre o incidente, enquanto retornava para tentar resgatar uma ocupante da embarcação que havia caído na água. “O guia se atirou com outro passageiro para resgatar a pessoa que havia caído, e os dois juntos trouxeram a jovem para embarcação.” A turista morreu após receber os primeiros socorros e ser transferida para um hospital de Cabo San Lucas.

A atual temporada é propícia para a observação da baleia-cinzenta no Estado da Baixa Califórnia do Sul, onde fica Cabo San Lucas, um dos destinos turísticos mexicanos mais procurados por visitantes dos Estados Unidos e Canadá.
Mais informações
