_
_
_
_
_

Acidente aéreo durante gravação de ‘reality’ mata atletas olímpicos

Choque entre helicópteros deixou 10 mortos, ao todo, entre eles três atletas franceses Tragédia ocorreu durante a gravação do programa da TV norueguesa 'Dropped'

Florence Arthaud, Alexis Vastine e Camille Muffat.Foto: atlas

Dez pessoas morreram nesta segunda-feira depois da colisão de dois helicópteros no norte da Argentina durante a gravação de um reality show sobre sobrevivência em regiões inóspitas. Três dos mortos são atletas de elite franceses: a campeã olímpica de natação Camille Muffat, o campeão de boxe Alexis Vastine e a velejadora Florence Arthaud, que participavam do programa.

As razões do acidente aéreo, que aconteceu na província argentina de La Rioja, no norte do país, ainda são desconhecidas. As aeronaves sobrevoavam, na parte da tarde e em condições climáticas normais, uma área de mata na localidade de Villa Castelli, na região de General Lamadrid, a 300 quilômetros da capital da província.

Florence Arthaud era velejadora, conhecida por ganhar a Rota do Rum em 1990. Camille Muffat conquistou três medalhas nas Olimpíadas de Londres e Alexis Vastine foi medalha de bronze em Pequim

“Houve um choque entre dois helicópteros. Existem 10 mortos confirmados”, disse um porta-voz do Governo da província de La Rioja. As aeronaves estavam em Villa Castelli para filmar na área conhecida como Quebrada del Yeso o programa Dropped, da rede de televisão privada TV2 da Noruega, que seria transmitido também pelo canal francês TF1.

O programa consiste em levar estrelas do esporte e participante anônimos a um local inóspito e desabitado carregando pouca água, onde devem lutar por sua sobrevivência. Seu objetivo é encontrar o quanto antes uma tomada, símbolo da civilização, sem ajuda, sem mapas e sem comida. A produtora do programa, ALP, iniciou há uma semana a gravação da segunda temporada de Dropped.

Destroços dos helicópteros, ainda fumegantes, na Quebrada del Yeso.
Destroços dos helicópteros, ainda fumegantes, na Quebrada del Yeso.ALDO PORTUGAL (AFP)

A França, país de origem de oito das vítimas, amanheceu em choque pelo acidente. O presidente francês, François Hollande, em um comunicado emitido de madrugada do Palácio do Eliseu, manifestou seu “estupor” e sua “emoção” pela notícia. Junto com os atletas Muffat, Vastine e Arthaud, cinco membros da equipe do programa perderam a vida. As outras duas vítimas são os dois pilotos, de nacionalidade argentina.

Florence Arthaud, de 57 anos, foi uma grande velejadora que tornou-se conhecida por ganhar a Rota do Rum em 1990, uma corrida transatlântica de navegação solitária. Camille Muffat, de 25 anos, conquistou três medalhas, uma de ouro (nos 400 metros livres) nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Alexis Vastine, de 28 anos, foi medalha de bronze nas Olimpíadas de 2008 em Pequim na categoria meio-médio-ligeiro.

“O desaparecimento brutal de nossos compatriotas é uma tristeza imensa”, disse Hollande, que enviou seus pêsames às famílias e amigos das vítimas, e anunciou que a Embaixada da França na Argentina e o centro de crises do Ministério das Relações Exteriores estão “mobilizados para fornecer-lhes as informações e a ajuda necessárias”.

Mais informações
Harrison Ford, ferido depois de um acidente de avião de pequeno porte
Avião desaparecido há 53 anos é encontrado nos Andes
Acidente com caça F-16 grego deixa dez mortos e 19 feridos na Espanha
Pelo menos 16 pessoas morrem em acidente aéreo em Taiwan

Do seu lado, o secretário de Segurança de La Rioja, César Angulo, disse ao canal Todo Noticias que um dos helicópteros pertencia ao Governo de La Rioja e o outro ao Governo da província vizinha de Santiago del Estero.

Andrés Navarrete, prefeito do departamento de General Lamadrid, declarou à Radio La Red de La Rioja que, segundo as testemunhas, os helicópteros “tocaram-se no ar”. “É horrível. Os helicópteros estão totalmente queimados e será muito difícil remover os corpos”, disse o político, que acrescentou que o Governo de La Rioja emprestou seu helicóptero ao programa pois este promovia o turismo na província.

A região onde aconteceu o acidente permanecia cercada, nesta terça-feira, por policiais, membros da Gendarmería (polícia de fronteira), bombeiros e médicos. Outros 40 integrantes do programa, entre participantes de membros da equipe de produção, permanecem em Quebrada del Yeso e serão levados na terça-feira a Villa Castelli.

Trailer do programa 'Dropped'.

A Magnolia TV, produtora do Sobreviventes, comprou o formato do programa para produzi-lo na Espanha. Na Argentina, especialmente na Patagônia, também é gravado o reality O Conquistador do Fim do Mundo da rede de televisão basca ETB. Na décima edição, de 2014, o cenário foi a selva da região das missões e as cataratas do Iguaçu.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_