_
_
_
_
_
DISCURSO SOBRE O ESTADO DA UNIÃO

Obama desafia o Congresso a reduzir as desigualdades nos Estados Unidos

Em tradicional discurso, presidente proclama o fim da recessão e de 15 anos de guerra

Obama durante o discurso.Foto: reuters_live | Vídeo: REUTERS-LIVE / MANDEL NGAN
Marc Bassets

O presidente Barack Obama proclamou nesta terça-feira, no discurso anual sobre o estado da União no Congresso, que os Estados Unidos deixaram para trás 15 anos de guerra e recessão e estabeleceu como prioridade para o futuro a melhora dos salários e das oportunidades para a classe média.

“Nesta noite, viramos a página”, disse ao Congresso o presidente. “Neste momento, com uma economia em crescimento, déficits minguantes, uma indústria transbordante e um boom na produção de energia, saímos da recessão mais livres para escrever nosso futuro que qualquer nação na Terra. Cabe a nós escolher o que queremos ser nos próximos 15 anos e nas décadas vindouras.”

O foco do discurso foi a economia, que afeta milhões de norte-americanos

O democrata Obama retoma o pulso. Menos de três meses depois de uma das derrotas mais humilhantes de sua carreira, o presidente exibe seus êxitos econômicos e desafia os republicanos a apoiarem medidas para diminuir as desigualdades, tais como aumentar os impostos sobre os mais ricos e os bancos e diminuí-los para os assalariados. Aproxima-se de inimigos de décadas, como Cuba e Irã. Apesar de a oposição controlar, pela primeira vez desde 2006, as duas câmaras do Congresso, declara-se disposto a usar suas prerrogativas constitucionais para vetar as leis mais controversas.

“O estado da União é forte”, comemorou. O discurso serviu para projetar para uma audiência de milhões o novo Obama, mais confiante que o que se viu desde sua reeleição em 2012 e pronto para passar para o ataque. O rumo até o final de seu mandato está determinado.

Mais informações
Convidado ao Congresso abre outra frente na política cubana de Obama
Obama tenta aprovar proposta para aumentar impostos sobre os ricos
Os republicanos retomam a batalha contra a reforma migratória
Cinco erros de Obama em sua nova política sobre Cuba
Obama critica falta de integração dos muçulmanos na Europa

“Aceitaremos uma economia na qual apenas uns poucos estejam espetacularmente bem?”, disse Obama. “Ou nos comprometemos com uma economia que gere rendimentos cada vez maiores e oportunidades para todos os que se esforçarem?”

A desigualdade foi alçada ao centro do debate nos EUA. A direita compartilha o diagnóstico, mas difere nas soluções.

Na resposta oficial do Partido Republicano ao discurso sobre o estado da União, Joni Ernst, senadora por Iowa, rejeitou as propostas fiscais de Obama. Mas estendeu a mão ao presidente em questões que provocam resistência na bancada democrata, como os acordos comerciais com a União Europeia e com os países da região Ásia-Pacífico.

Um dos primeiros episódios de choque frontal pode ser o veto de Obama à construção do oleoduto Keystone XL. O oleoduto, que provocou a mobilização contrária do movimento ambientalista, deve levar petróleo da província canadense de Alberta à costa do Golfo do México. “Assinará a lei? Ou vetará bons empregos norte-americanos?”, perguntou a senadora Ernst.

Após a derrota democrata nas eleições legislativas de novembro, Obama parecia ter naufragado. O fim da era Obama, diziam os comentaristas. Sua capacidade para governar se tornara mais limitada que nunca. Não havia outra opção que se curvar frente a uma oposição que se propunha a emendar ou revogar as iniciativas centrais da presidência, como a reforma da Saúde.

“A economia para a classe média é a ideia de que o país está bem quando todos têm oportunidade”

Tudo mudou. O anúncio da regularização de milhões de imigrantes sem documentos foi o primeiro gesto de força da nova fase. A distensão com Cuba, o segundo.

O presidente flexibilizou as viagens à ilha e quer retomar as relações diplomáticas, interrompidas há mais de meio século. Mas não pode suspender o embargo comercial sem a aprovação do Congresso. No discurso, invocou o papa Francisco para pedir aos legisladores que levantem o embargo.

O êxito das negociações para frear o programa nuclear do Irã seria o fecho da política de mãos estendidas para regimes hostis. “Creio”, disse o presidente, “ num tipo de liderança norte-americana mais inteligente. Lideramos melhor quando combinamos poder militar com uma diplomacia forte.”

“Saímos da recessão mais livres para escrever nosso futuro”

A respeito da guerra na Síria e no Iraque contra o Estado Islâmico, Obama disse: “O esforço requererá tempo. Exigirá concentração. Mas teremos êxito”. Sobre a ameaça de ciberguerra, pedirá ao Congresso nova legislação. “Se não agirmos, deixaremos que nossa nação e nossa economia fiquem vulneráveis”, alertou.

Foco na economia

O atentado de Paris mereceu menção de passagem, e nem o Charlie Hebdo nem a liberdade de expressão figuraram no discurso. Só que nenhum destes temas, Estado Islâmico, Cuba, Irã, ciberguerra, Charlie, imigração, incide de forma direta nas vidas de milhões de norte-americanos. Daí que o foco do discurso tenha sido a economia.

 A argumentação de Obama se estrutura em duas partes. A primeira consiste em exaltar suas políticas econômicas. Seus assessores têm repetido estes dias: quando chegou à Casa Branca, em janeiro de 2009, a economia estava em queda livre. Os EUA se aproximavam de uma recessão que tinha arrastado o restante das economias desenvolvidas. A recessão foi severa, mas os piores temores não se materializaram.

Sobre política internacional: “Lideramos melhor quando combinamos poder militar com uma diplomacia forte”

O desemprego cai, a economia cresce, e as pesquisas sobre a popularidade de Obama refletem surtos de otimismo em um país há anos afundado em pessimismo, talvez desde os anos noventa, os anos da presidência de Bill Clinton, a última que muitos norte-americanos associam com um futuro esperançoso. Missão cumprida: essa é, em síntese, a mensagem.

Mas é tênue a linha entre o otimismo e a complacência. Aqui entra a segunda parte da argumentação: agora é a hora de a classe média ser beneficiada pela recuperação. O congelamento dos salários, enquanto disparavam os rendimentos dos mais ricos, significa que, para parte da população, a recessão continua.

“Isto é a economia para a classe média: a ideia de que o país está bem quando todos têm sua oportunidade justa, onde todo mundo recebe o que é justo, onde todo mundo joga com as mesmas regras”, disse o presidente.

Será difícil que, de agora até as eleições presidenciais de 2016, seja adotada outra lei comparável ao estímulo fiscal de 2009 ou à reforma da Saúde de 2010. Mas nem todo o legado está escrito. O presidente tem dois anos para os últimos retoques. Delineiam-se os EUA que serão herdados por Hillary Clinton, Jeb Bush ou quem quer que seja o sucessor de Obama na Casa Branca.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_