Emboscada das FARC mata cinco militares no sudoeste da Colômbia
Ataque ocorre horas antes do início de um cessar-fogo unilateral da guerrilha
Ao menos cinco militares colombianos morreram nesta sexta-feira e outros sete ficaram feridos numa emboscada atribuída às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) na localidade de Santander del Quilichao, departamento do Cauca, no sudoeste do país, informaram autoridades à imprensa colombiana. O ataque ocorreu poucas horas antes do início de um cessar-fogo unilateral declarado pela guerrilha colombiana na quarta-feira passada.
Citando informações prestadas pelo secretário de Segurança Pública do Cauca, Marildo Correa, a rádio Blu disse que a emboscada ocorreu por volta de 8h (11h em Brasília). De acordo com a versão eletrônica do jornal El Espectador, os militares estavam “realizando trabalhos de busca e controle na região” quando sofreram o ataque. O jornal acrescenta que uma guarnição militar foi enviada à região “em busca da estrutura guerrilheira responsável pelo ataque”.
Os sete soldados feridos, do Batalhão Pichincha, foram levados para o centro de Santander del Quilichao e para Cali. Segundo o jornal El Tiempo, há também um militar desaparecido.
Esse foi o segundo ataque realizado por guerrilheiros na região em menos de 24 horas. Antes, dois soldados e uma civil de 86 anos haviam sido mortos num ataque no município da Arauquita, atribuído ao Exército de Libertação Nacional (ELN).
As FARC anunciaram na quarta-feira um cessar-fogo unilateral e “por tempo indeterminado”, que entrará em vigor “ao 0h01 de 20 de dezembro de 2014”. Como contrapartida, a guerrilha pediu supervisão internacional da trégua e advertiu que retomará os combates se sofrer ataques por parte da Polícia ou do Exército.
O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, elogiou o gesto das FARC, mas rejeitou que uma organização internacional vigie a aplicação da trégua, segundo a agência Europa Press. O mandatário observou ontem que “a rosa” entregue pela guerrilha vinha com “um caule cheio de espinhos”.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.