_
_
_
_
_

Miss Honduras e sua irmã são encontradas assassinadas

A polícia detém dois suspeitos do rapto. Um deles é o namorado da irmã Ambas foram vistas pela última vez na quinta-feira, subindo em um carro sem placa

María José Alvarado.Foto: atlas | Vídeo: Atlas / AFP

A Miss Honduras Mundo 2014, María José Alvarado, de 19 anos, e sua irmã, Sofía Trinidad, desaparecidas desde o dia 13 de novembro na província ocidental de Santa Bárbara, foram encontradas mortas nesta quarta-feira, segundo informou uma fonte oficial. A polícia hondurenha prendeu na terça-feira dois homens suspeitos do desaparecimento da atual Miss Honduras, María José Alvarado, de 19 anos, e sua irmã Sofía Trindade. A candidata do concurso de beleza Miss Universo deveria viajar a Londres para continuar sua participação, mas na noite de quinta-feira entrou com a irmã em um carro sem placa no oeste do país. Foi a última vez que foram vistas.

Mais informações
Os cinco países com mais homicídios estão na América
A epidemia da violência na região
O ebola da América Latina

Um dos detidos, segundo confirmou uma fonte policial à agência Efe, é o namorado da irmã, Plutarco Ruiz, de 28 anos, cuja festa de aniversário aconteceu na noite do desaparecimento das jovens. A mãe de ambas, Teresa Muñoz, pediu que as autoridades investiguem Ruiz, uma das últimas pessoas que esteve com elas.

O homem foi detido no município de São Vicente, departamento de Santa Bárbara, conforme informou o chefe da polícia local José Casco Torres. Os agentes prenderam ainda Aris Valentín Maldonado, amigo de Ruiz, que também será investigado. Ambos são suspeitos de privar as duas jovens de liberdade. Torres esclareceu que não são descartadas mais detenções.

Moradores de Santa Bárbara fazem manifestação pública contra o desaparecimento das irmãs Alvarado.
Moradores de Santa Bárbara fazem manifestação pública contra o desaparecimento das irmãs Alvarado.AFP

Duas armas de fogo e dois veículos foram apreendidos com os detidos, disse Torres. Por outro lado, antes de ser conhecido o assassinato, o titular da Direção Nacional de Investigação Criminal (DNIC), Leandro Osorio, disse que a investigação descartava o motivo de sequestro "porque ninguém pediu dinheiro em troca" da aparição das irmãs Alvarado.

O apresentador de televisão hondurenho Salvador Nasralla, que animou a festa do Miss Honduras na qual María José foi coroada, em abril, informou na segunda-feira que a viagem da concorrente estava prevista para esta quarta-feira, mas que os organizadores locais devem informar sobre sua situação à produção em Londres.

Aris Valentín Maldonado e Plutarco Ruiz (direita), namorado da irmã da Miss Honduras, depois de detidos.
Aris Valentín Maldonado e Plutarco Ruiz (direita), namorado da irmã da Miss Honduras, depois de detidos.STR (AFP)

“O representante do Miss Universo daqui vai ter que dizer a eles que ela não viajará”, disse Nasralla. “Isso não vai provocar muita estranheza entre os organizadores porque todo os dias se lê sobre gente que desaparece ou que é assassinada”.

Honduras tem o maior índice de homicídios do mundo, com 90,4 assassinatos por 100.000 habitantes – quase o dobro de países que também sofrem com altas taxas de criminalidade, como a Venezuela e El Salvador. Os cartéis da droga do México expandiram-se em Honduras nos últimos anos, transformando o país em uma rota importante do tráfico de cocaína da América do Sul para os Estados Unidos, e gerando um aumento da violência.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_