_
_
_
_
_

Espanhola com ebola teve 21 contatos hospitalares em Madri

Hospital convoca todos os funcionários que participaram do atendimento à enfermeira

Elsa García de Blas

Um dia depois de ser confirmado o primeiro caso de contaminação por ebola na Europa – o de uma auxiliar de enfermagem que cuidou dos dois religiosos espanhóis mortos por causa do vírus após serem repatriados –, as autoridades sanitárias da Espanha tentam localizar as pessoas com quem a paciente manteve contato. A mulher, de 40 anos, é casada e não tem filhos, e saiu de férias um dia depois da morte do religioso Manuel García Viejo.

O Hospital Carlos III, em Alcorcón (sudeste de Madri), onde a auxiliar chegou de ambulância na manhã de segunda-feira, identificou 21 pessoas dos serviços de saúde que tiveram contato com ela, entre eles funcionários do Serviço de Urgência Médica de Madri (SUMMA) que a transportaram desde sua casa e os profissionais do hospital que intervieram em seu tratamento, segundo fontes da área de saúde consultadas pelo EL PAÍS. O centro convocou todos eles para informá-los de que deverão ser submetidos a uma vigilância epidemiológica.

Mais informações
Enfermeira de Madri é o primeiro caso de contágio de ebola na Europa
OPS: A América Latina está “preparada” para o ebola
Ebola deixa 8.000 muçulmanos de fora da peregrinação anual a Meca
Os experientes atribuem-no a uma falha humana
Infectado por ebola nos EUA pode ter contagiado dezenas de pessoas

Os 21 profissionais envolvidos deverão medir suas temperaturas duas vezes por dia, de manhã e à noite. Eles, no entanto, poderão seguir suas rotinas normalmente, já que o vírus não é contagioso quando não há sintomas, como febre.

A paciente infectada pelo ebola chegou ao hospital em Alcorcón na madrugada da segunda-feira em uma ambulância “convencional” e foi atendida por funcionários sem proteção especial, segundo as mesmas fontes. Uma vez no hospital, foi ativado o protocolo para suspeita de ebola. Ela então foi internada em uma ala isolada e passou a ser atendida por equipes protegidas com uniformes especiais.

O centro agora tem que decidir como limpar a área onde a paciente está internada. Por enquanto, o local permanece fechado à circulação e isolada com plásticos para impedir contágios. As portas de acesso foram lacradas com um plástico transparente.

Com os 21 funcionários, chega a 50 o número de profissionais médicos na Espanha que estão submetidos à vigilância epidemiológica por contato com pacientes contaminados por ebola. As autoridades sanitárias que compareceram na segunda-feira a uma entrevista coletiva juntamente com a ministra da Saúde, Ana Mato, informaram que cerca de 30 profissionais já estavam sendo monitorados desde o atendimento aos dois religiosos repatriados. Mas ainda falta saber com que outras pessoas de seu entorno familiar e pessoal a auxiliar de enfermagem manteve contato na semana passada, quando já apresentava sintomas de ebola (febre) e, ainda assim, manteve sua rotina normal.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_