Pular para o conteúdo
_
_
_
_

AO VIVO | Dilma: “Recebi um recado. Devo continuar nessa luta”

Em seu primeiro discurso pós-votação, presidenta agradece à militância e ao ex-presidente Lula da Silva

Com 99% das urnas apuradas, o candidato do PSDB, que foi dado como 'morto', consegue 34% dos votos. Presidenta fica com 41% e Marina Silva sai da corrida eleitoral, com 21%. A abstenção foi de 19%, um ponto a mais que em 2010.

Siga abaixo as atualizações sobre a apuração das urnas feitas ao longo deste domingo.

EL PAÍS BRASIL
Dilma Rousseff ataca PSDB, promete plebiscito por reforma e se diz aberta a apoios http://cort.as/HOah
EL PAÍS BRASIL
No discurso pós-primeiro turno, Aécio Neves evoca Eduardo Campos e diz representar desejo de mudança http://cort.as/HOaZ
EL PAÍS BRASIL
Marina Silva diz que apoio para segundo turno será discutido na coligação http://cort.as/HOYX “Parte da sociedade está determinada a qualificar as mudanças”
EL PAÍS BRASIL
EL PAÍS BRASIL
Sexto colocado, com pouco mais de 620.000 votos, Eduardo Jorge destacou no Twitter a oportunidade de abordar propostas. Confira o perfil do candidato do PV http://cort.as/HNlx
EL PAÍS BRASIL
Aécio Neves: “Um sentimento de mudança amplamente presente em todo o Brasil foi vitorioso no primeiro turno. Me sinto extremamente honrado em ser o representante desse sentimento nessas três semanas que nos separam da eleição”, discursou o senador mineiro. Foto: AFP.
EL PAÍS BRASIL
Marina Silva disse ainda que fará um balanço dos erros da campanha. "A derrota e a vitória se mede na história. O erro e o acerto também. Em determinados momentos você tem que esperar pela história".
EL PAÍS BRASIL
Marina Silva evitou falar sobre apoios no segundo turno. "A minha postura de me recolher e criar a Rede é uma tendência", disse. Mas questionada se votará em Dilma, fez mistério: "o voto é secreto". Com informações da repórter Marina Rossi.
EL PAÍS BRASIL
"A resistência a uma inédita e despropositada agressividade política já é uma vitória. O futuro me encontrará firme naquilo que me propus: servir o povo brasileiro com o que tenho de melhor". As informações são da repórter Marina Rossi.
EL PAÍS BRASIL
Terceira colocada na disputa, Marina Silva lembrou a aliança firmada há um ano com Eduardo Campos, mas acenou para um distanciamento com o PSB, ao destacar seus planos para a Rede Sustentabilidade.
EL PAÍS BRASIL
Dilma ainda agradeceu ao “nosso querido líder, companheiro e guerreiro presidente Lula”. Segundo Dilma, “sem o presidente Lula eu não teria chegado onde cheguei”, nem teria “realizado o sonho de ajudar a fazer um Brasil melhor”.
EL PAÍS BRASIL
Antes de agradecer o apoio do vice-presidente Michel Temer, Dilma seguiu nos agradecimento aos eleitores: “Sinto como se, deles, eu tivesse recebido uma mensagem. Um recado simples, que diz que devo seguir em frente. Devo continuar nessa luta para mudar o Brasil”.
EL PAÍS BRASIL
A presidenta seguiu: "Minha primeiras palavras ao celebrar esta vitória são, antes de tudo, de agradecimento, porque a gente tem obrigação de agradecer aos eleitores anônimos que saíram de casa e foram às urnas registrar o voto."
EL PAÍS BRASIL
"Mais uma vez, o povo brasileiro me honrou com a sua confiança ao me dar a vitória nesta disputa de primeiro turno", discursou a presidenta Dilma Rousseff após a confirmação de sua vitória parcial no primeiro turno.
EL PAÍS BRASIL
Depois de prestar sua reverência a Campos, o senador tucano mencionou os sonhos do colega, com quem havia firmado um pacto de não agressão durante a campanha, para dizer que “saberemos juntos transformá-los em unidade”.
EL PAÍS BRASIL
Após garantir a ida para o segundo turno, Aécio Neves evoca memória do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em agosto: “Queria deixar uma palavra de homenagem muito pessoal a um amigo, um homem público honrado, digno, que foi abatido por uma tragédia nesta campanha”.
EL PAÍS BRASIL
Após garantir presença no segundo turno, o presidenciável Aécio Neves citou o avô Tancredo Neves: "Não vamos nos dispersar, estamos apenas no meio da caminhada". Para ele, "a razão do êxito neste primeiro turno foi a verdade".
EL PAÍS BRASIL
A disputa pelo governo do Rio Grande do Sul teve um dos desfechos mais surpreendentes da eleição. A senadora Ana Amélia (PP), que liderou as pesquisas durante quase toda disputa, ficou de fora do segundo turno, que será disputado entre Ivo Sartori (PMDB) e Tarso Genro (PT)
EL PAÍS BRASIL
Na disputa pelo Senado em São Paulo, o ex-governador José Serra (PSDB) se elegeu com expressivos 10,9 milhões de votos (58,5%). O segundo colocado na corrida eleitoral foi o senador Eduardo Suplicy (PT), que obteve 6,1 milhões (32,5%) de votos. Gilbeto Kasssab ficou com 5,93%
EL PAÍS BRASIL
O deputado federal eleito com maior número de votos no Rio de Janeiro foi Jair Bolsonaro (PP), com mais de 464.000 votos. Ele é seguido por Clarissa Garotinho (PR), que recebeu 335.000 votos, e Eduardo Cunha (PMDB), com 232.000.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

¿Tienes una suscripción de empresa? Accede aquí para contratar más cuentas.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_