_
_
_
_
_
liga espanhola de futebol

Neymar voa no novo Barça

O brasileiro explora flexibilidade diante da marcação e velocidade, ativado por Messi

Neymar conduz a bola na partida contra o Levante.
Neymar conduz a bola na partida contra o Levante.afp

Neymar voa em um início de Liga marcado pela presença de Luis Enrique no banco do Barça. Em seu segundo ano na Espanha, o brasileiro vive ativado por Messi, pressionado por Pedro e Munir e condicionado pela política de cenoura e chicote imposta pelo treinador do time, a ele e a qualquer um que troque de roupa no vestiário da Ciudad Deportiva Joan Gamper.

O técnico asturiano, concentrado na tarefa de recuperar Messi, terminou ativando quase por tabela o atacante brasileiro. A ideia de atacar com pontas que jogam de fora para dentro terminou aproximando o brasileiro do passe de Messi até conseguir que os dois se entendessem, coisa que não fizeram na última temporada. Liberado da tensão que o cercava um ano atrás, quando o então presidente Sandro Rosell o converteu em jogador-estrela e, pela engenharia financeira de seu contrato, em prioridade da Agência Tributária, o brasileiro voa no novo Barça de Luis Enrique.

Apesar de jogar menos, é mais decisivo do que na temporada passada, já marcou três gols

Neymar começou o ano como substituto, atrás de Pedro, de um surpreendente Munir e até mesmo de Sandro, se necessário. Pressionado pelo treinador, sempre exigente, o atacante joga menos e joga melhor ou, pelo menos, revela-se mais decisivo, menos estrela e mais jogador de equipe.

Acontece que Neymar tem participado menos neste início de temporada, nos primeiros quatro jogos, nos primeiros quatro dias de sua estreia na Liga com Tata Martino. É o que dizem os números: acumula menos minutos (109 contra 232 no ano anterior) e participa menos, pois toca menos a bola (84 vezes, a uma média de 0,77 por minuto neste ano, contra 233, 1,04 do ano passado). Também dá menos passes (51 ou 0,46 por minuto, contra 152, 0,65 a cada sessenta segundos na última temporada), mas finaliza mais (10 contra 9) e marca mais gols: já fez três e antes não havia marcado nenhum.

Decisivo como nunca, finaliza mais do que começa, acaba muito mais do que cria, mas tem o mesmo ponto de partida e aparece no palco quase no mesmo lugar onde aparecia com o técnico argentino, ou seja, colado à lateral esquerda. Mas em vez de se perder em requebros, voa sem bola buscando a jogada em profundidade, no espaço e não apenas no pé, muito mais incisivo e vertical, e causa muito mais dano ao oponente.

Neymar marcou os dois gols contra o Athletic, começando como substituto e sempre ao passe de Messi, e repetiu no domingo contra o Levante, também ao passe de La Pulga, demonstrando que rende mais com menos. “Está em ótima forma”, reconheceu Jordi Alba, outro que parece ter, enfim, entendido o truque em uma lateral esquerda, onde o busca tanto quanto Iniesta.

Consciente da concorrência, não queria ser substituído contra o Levante apesar da lesão

Na mira dos holofotes um ano atrás, Neymar parece ter entendido que não há melhor vitrine para o seu futebol do que ir com o passe que Messi. Enquanto isso, Luis Enrique protege na medida do possível: negou publicamente as informações de que o teria multado por assinar um autógrafo durante o aquecimento em Vila-real e até se mostrou satisfeito ao ver as fotos postadas em redes sociais, publicadas pelo brasileiro durante o dia de descanso que decidiu passar na Itália. Mas, durante as partidas, o asturiano mostra que não está para brincadeira e mantém o pulso firme. Assim, logo que o viu reclamar do tornozelo esquerdo depois de um lance no Ciutat de València, decidiu substituí-lo. O time parte da premissa estabelecida pelo treinador: quem estiver machucado, que levante a mão. Precisamente por isso, no domingo, depois de vê-lo no chão se contorcendo de dor no tornozelo que já lhe tinha causado problemas há algumas semanas, substituiu-o por Sandro. Não, agradou Neymar, mas não havia escolha. “Não há polêmica, torceu o tornozelo... Ele primeiro pediu a substituição e depois queria continuar jogando, mas como tínhamos planejado gerenciar minutos, eu substituí”. O atacante não tem nada sério, mas ontem não treinou com o time.

A irritação do jogador era evidente e sua discussão com o doutor Ricard Pruna, que tremia diante do desafio de Neymar, foi registrada pelas câmeras do Canal+. Mas ele acabou no banco. Na segunda-feira, passou por exames. Ainda não está definido se joga em Málaga na quarta-feira ou se, depois da cenoura, volta o chicote; nesse time, quem não corre voa. Mesmo Munir, até domingo titular em todas as partidas com Messi, assistiu ao jogo do banco.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_