O TSE recusa adiar o início do horário eleitoral
O PV pediu a suspensão do horário, que começa dia 19, por três dias O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Dias Toffoli, negou o pedido
O horário eleitoral gratuito começará na data prevista, dia 19, próxima terça-feira. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, negou o pedido feito ontem pelo Partido Verde (PV) de adiar o início das propagandas políticas em três dias devido a morte do candidato à presidência pelo PSB, Eduardo Campos. Toffoli destacou em sua decisão que "pese a relevância das razões apresentadas, não há como postergar o início da propaganda gratuita, pois a matéria é estabelecida pela legislação eleitoral e não por ato de vontade da Justiça Eleitoral”.
O pedido protocolado ontem no TSE, feito em nome do candidato à presidência do PV, Eduardo Jorge, solicitava o adiamento dos programas nas rádios e TVs por três dias em “respeito” à tragédia. O intervalo também poderia ajudar a coligação Unidos Pelo Brasil, encabeçada pelo PSB, a reorganizar seus programas, já gravados. O PV afirmou que o objetivo da medida era “permitir que a coligação que tinha Eduardo Campos à frente possa ter um pouco mais de tempo e tranquilidade para se organizar e adaptar seus programas de divulgação política, previstos em lei”.
O TSE ainda mencionou que não era possível atender um pedido único, feito por um só partido. “A Lei nº 9.504/97 determina o momento de inicio do horário gratuito [...] não sendo possível sua alteração para atender a pedido isolado, formulado por uma única agremiação partidária”.
A coligação tem um prazo de 10 dias, contados desde esta quinta-feira, para definir um substituto para a candidatura. Marina Silva, vice da chapa, é o nome mais lembrado: na quinta, o irmão do candidato, Antônio Campos, divulgou uma carta defendendo a candidatura dela, em que afirmou ter a “convicção que essa seria a vontade” de Campos.
O início da campanha eleitoral nos veículos de rádio e TV é visto como um marco importante da campanha e costuma definir o cenário eleitoral, especialmente neste ano, em que o foco na corrida eleitoral começou depois do que o normal, devido a Copa do Mundo. Na última pesquisa Ibope, divulgada no dia 7, o total de votos brancos e nulos era de 13% e de indecisos, 11%.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.