_
_
_
_

“O Brasil perde um jovem político promissor”

A presidenta Dilma suspendeu suas atividades eleitorais nos próximos dois dias. Lula, Fernando Henrique e Sarney se dizem em luto

A morte do candidato à presidência Eduardo Campos provocou uma mudança na agenda política do país. Dilma Rousseff se pronunciou por volta das 17h no Palácio da Alvorada "em nome do Governo brasileiro" e deu "os mais profundos pêsames à família de Eduardo Campos". A presidenta disse que conviveu com Campos quando foi ministra do presidente Lula, e também durante as campanhas presidenciais de 2006 e 2010. Declarou luto oficial de três dias, o mesmo período de suspensão de suas atividades eleitorais. "Pese às divergências, sempre houve uma forte relação de respeito mútuo", disse, e concluiu o breve pronunciamento dando as condolências às famílias das vítimas.

Os ex-presidentes da República também lamentaram a morte precoce e "irreparável" do socialista.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou Eduardo, seu ex-ministro, de "amigo e companheiro". "O país perde um homem público de rara e extraordinária qualidade", afirmou. "O carinho, o respeito e a admiração mútua sempre estiveram presentes em nossa convivência". Ele também prestou solidariedade à família de Eduardo Campos e às dos outros passageiros e tripulantes da aeronave.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que "a perda maior é do país" e que "sua carreira nacional (a de Campos) apenas se iniciava. Fosse ou não eleito, seria um líder para a renovação política que tanto necessitamos". Ele prestou suas condolências aos familiares e classificou a perda como "irreparável".

O senador e ex-presidente José Sarney se disse chocado com a morte do presidenciável do PSB. "Deus é testemunha da minha emoção, do meu pesar e do quanto estou chocado com o falecimento de Eduardo Campos, a quem conheci ainda jovem, despontando como um grande talento", lamentou. "O Brasil perdeu uma de suas maiores esperanças políticas. Eduardo tinha um grande futuro e vivia um grande presente. Junto-me a sua família e ao povo brasileiro nesse sentimento de perda, e peço a Deus que nos console e nos ampare. O Brasil, o Nordeste e Pernambuco sentem o vazio que se abre – e que não será preenchido", complementou.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_