_
_
_
_
_

A OMS declara emergência internacional de saúde pública por causa do ebola

A agência reconhece a gravidade do surto e a possibilidade do aumento dos contágios Esclarece que se trata de um apelo à solidariedade e à cooperação entre nações, a “única” solução

Um outdoor adverte a população sobre sintomas do ebola em Freetown, Serra Leoa, na quinta-feira.Foto: reuters_live | Vídeo: Michael Duff (AP) | ELPAÍS - LIVE!

Depois de uma reunião de dois dias, o comitê de emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu por unanimidade que a atual crise do vírus ebola, a mais grave nas últimas quatro décadas, que já matou quase mil pessoas em vários países da África ocidental, é “uma emergência de saúde pública” que gera preocupação “em nível internacional”.

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, declarou nesta sexta-feira que o surto é um “evento extraordinário” que constitui um risco internacional e que só pode ser enfrentado com a cooperação entre as nações. A organização advertiu, além disso, que as potenciais consequências de uma propagação internacional do atual surto são “particularmente sérias”, em vista da extraordinária virulência da enfermidade.

Mais informações
Serra Leoa coloca mais duas províncias em quarentena
Lições do ebola
EUA, Itália e Espanha desaconselham viajar aos países afetados pelo ebola
Os EUA recebem a segunda paciente infectada pelo ebola
A ameaça do ebola (em espanhol)

A OMS, entretanto, considera desnecessário proibir as viagens ou o comércio com Serra Leoa, Guiné, Libéria e Nigéria, os países afetados pela epidemia iniciada em março, “a menos de que se trate, de maneira específica, [da remoção] de pessoas infectadas ou que tenham estado em contato com um doente”, observou o diretor-geral-adjunto do organismo, Keiji Fukuda.

"Declaro que o surto atual de vírus ebola é uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, disse Chan, que acrescentou que o comitê de emergência da OMS reconhece a seriedade da epidemia e a possibilidade de que aumentem os contágios em diferentes países do mundo.

Entretanto, salientou que essa declaração é um alerta ao mundo sobre a necessidade de maior vigilância, mas que “de maneira nenhuma implica que muitos países serão afetados, só uma pequena parte do continente africano está sob epidemia atualmente”.

Chan acrescentou que “isto é um claro apelo à solidariedade internacional. Há países que não têm a capacidade de reagirem por si sós ante um surto dessa intensidade. Nossa segurança depende da ajuda urgente que possa ser prestada a esses territórios”.

O último balanço da OMS, divulgado nesta quarta-feira, eleva a 932 o número de pessoas mortas pelo ebola na África ocidental, com 45 mortes confirmadas só entre nos dias 2 e 4 de agosto. Neste período, registraram-se 108 novos casos.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_