_
_
_
_
_

Um terremoto mata cerca de 400 pessoas no sudoeste da China

Há cerca de 1.800 feridos e dezenas de desaparecidos na província de Yunnan

Uma equipe de resgate transporta uma criança ferida no terremoto.
Uma equipe de resgate transporta uma criança ferida no terremoto.reuters

Pelo menos 381 pessoas morreram, 1.800 ficaram feridas e dezenas estão desaparecidas, depois de um terremoto de 6,3 graus na escala Richter neste domingo na província de Yunnan, no sudoeste da China, segundo o último balanço oficial divulgado pela agência Xinhua. Segundo o Serviço Geológico dos EUA, a profundidade foi de menos de uma milha (1.600 metros).

Segundo informações do Centro Sismológico da China, o terremoto ocorreu às 16h30 na hora local (5h30 em Brasília) com seu epicentro a 27,1 graus de latitude norte e 103,3 graus de latitude leste com uma profundidade de 12 quilômetros no condado de Ludian, que pertence à cidade de Zhaotong em Yunnan.

Mais informações
Os cientistas alertam para o perigo do aplainamento de montanhas na China

Apesar disso, segundo confirmado pela agência oficial Xinhua, a maioria das vítimas é do condado de Qiaojie da cidade de Zhaotong, que foi gravemente afetado pelo terremoto. O tremor derrubou e causou danos a muitos edifícios, em particular construções antigas e residências, detalha a agência Xinhua.

Oficiais de polícia e paramilitares correram ao local das zonas atingidas e 2.000 barracas, 3.000 camas móveis, 3.000 cobertores e 3.000 casacos começaram a ser enviados à região. A administração da província de Yunnan enviou uma equipe de emergência de 30 pessoas ao epicentro do terremoto e em breve avaliarão a situação.

A procura de sobreviventes na China (foto tirada com o celular).
A procura de sobreviventes na China (foto tirada com o celular).Hu chao (AP)

Segundo o diário South China Morning Post, o tremor alcançou cidades próximas como a capital da província, Kunming, além de Chongqing, Leshan e Chengdu na província vizinha de Sichuan. Alguns residentes locais publicaram imagens das consequências do terremoto, nas quais se pode ver janelas e portas arrebentadas ou danificadas.“Senti uma forte sacudida em meu apartamento, no quinto andar, e alguns objetos pequenos começaram a cair das estantes”, afirmou uma residente de Ludian à agência Xinhua.

A maioria das pessoas saiu de suas casas correndo para a rua, disse uma moradora, que presenciou o corte de energia elétrica, além do dano causado aos serviços de telecomunicações, o que torna difícil entrar em contato com os vizinhos de Ludian por telefone. Outra testemunha indicou que sentiu como se “navegasse em um barco” quando dirigia seu carro durante o terremoto.

O tremor aconteceu horas depois de que outro terremoto de 5 graus tivesse atingido a região ocidental do Tibet às 14h na hora local (3h em Brasília), no entanto, sem o registro de vítimas.

Zhaotong está a 300 quilômetros de Kunming, capital da província, onde em 2012 um terremoto de 5,7 graus causou a morte de mais de 80 pessoas e feriu mais de 800. O sudoeste é uma região de frequente atividade sísmica, e nesta época do ano também sofre intensas chuvas, que no mês passado causaram sérias inundações e deslizamentos de terra.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_