George H. Bush celebra 90 anos em grande estilo saltando de um helicóptero
O ex-presidente dos Estados Unidos celebra o seu aniversário saltando de paraquedas a quase dois quilômetros de altitude
Alguns comemoram uma data importante como um aniversário de 90 anos jogando tudo para o alto. Já outros preferem se jogar. Como o ex-presidente dos EUA, George H. Bush, que retomou o tradicional salto de paraquedas para comemorar sua entrada em uma nova década.
Apesar de locomover-se em cadeira de rodas há tempos devido a uma doença, o patriarca de uma das principais famílias políticas no país celebrou esta semana o seu 90º aniversário saltando de um helicóptero a quase dois quilômetros de altitude.
Ajudado por um reservista do batalhão de paraquedismo do Exército, Bush Pai ficou vários segundos em queda livre antes de seu companheiro de salto abrir o paraquedas tricolor – nas cores da bandeira norte-americana – e pairar por cerca de cinco minutos sobre a costa e as florestas do Maine, onde fica a pitoresca localidade de Kennebunkport, local da residência de verão do clã Bush.
De acordo com a imprensa, tanto a família como os médicos tentaram, até o último momento, demovê-lo da ideia, mas Bush insistiu em manter a promessa feita a si mesmo em seu 85º aniversário: repetir o salto cinco anos depois.
"É um dia maravilhoso no Maine, na verdade, bom o bastante para um salto de paraquedas", tuitou o 41º presidente dos Estados Unidos, antes de saltar no ar.
O pouso foi um pouco abrupto – caiu de bruços com o sargento da reserva Mike Elliott, que o acompanhou no salto, por cima dele – o presidente teve de ser ajudado a se recompor. No entanto, testemunhas de sua nova proeza disseram à imprensa que Bush estava exultante deixar o local, acompanhado de sua esposa Barbara e seu filho, o também ex-presidente George W. Bush.
"Era o que ele queria para seu aniversário de 90 anos e foi o que teve", resumiu Elliott, que também o ajudou em seu último salto há cinco anos.
Esse foi o oitavo salto de paraquedas do presidente, que, durante a sua estada na Casa Branca (1989-1993), mantinha-se em forma praticando tênis, corrida e golfe, um esporte que parece agradar a muitos presidentes norte-americanos.
Embora sua primeira experiência com um paraquedas não tenha sido agradável – teve de saltar quando o avião em que servia durante a Segunda Guerra Mundial foi atacado no Pacífico em 1944 – desde que completou seus 75 anos, Bush fez deste esporte radical a sua maneira particular de celebrar cada quinquênio de vida, uma tradição que, talvez, se atreva a repetir aos 95.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.