Gabriel García Márquez, hospitalizado no México

O Nobel de Literatura colombiano foi transladado a um centro hospitalar por uma "aparente pneumonia"

García Márquez, ao completar 87 anos no México.
García Márquez, ao completar 87 anos no México.

O escritor colombiano Gabriel García Márquez foi internado no Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán na Cidade do México, segundo confirmou ao EL PAÍS o Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (Conaculta).

O Nobel de Literatura, de 87 anos, foi levado ao centro hospitalar com uma “aparente pneumonia”, segundo informou o órgão. No entanto, não foram dados maiores detalhes sobre o estado de saúde do autor de Cem anos de solidão.

Segundo o jornalista mexicano Joaquín López Dóriga, a esposa do escritor Mercedes Barcha explicou que García Márquez ingressou no hospital há dois dias por "uma gripe leve" e que seu estado "não é grave".

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, confirmou em sua conta de Twitter que García Márquez permanece no centro hospitalar. “Desejo a ele uma pronta recuperação”, escreveu o governante.

García Márquez mora no México há mais de 40 anos. Vive no sul da Cidade do México com sua mulher Mercedes Barcha. No último 6 de março, o também jornalista celebrou seu aniversário de número 87 e saiu de sua casa para saudar fãs e jornalistas que foram felicitá-lo.

O autor de O Amor nos tempos do cólera, O outono do patriarca, Ninguém escreve ao coronel, entre outros muitos títulos, obteve em 1982 o Prêmio Nobel de Literatura e é um dos criadores do movimento literário conhecida como realismo mágico.