Um Airbus 330 será o ‘terceiro avião do Príncipe’
A aeronave custa 200 milhões por unidade e será necessário esperar ao menos até 2016 para comprá-la
A Defesa já tem um plano para evitar que se repitam incidentes como o sofrido pelo Príncipe Felipe em sua recente viagem a Honduras: comprar dois Airbus 330-200 MRTT. A missão principal destes aviões não será o transporte de personalidades, senão o reabastecimento em voo, substituindo os dois velhos Boeing 707 cisterna do Exército do Ar; um já de baixa e o outro a só dois anos de sua aposentadoria. Mas os A330 também podem operar como transporte VIP e reforçar, em caso de avaria ou manutenção, os dois Airbus 310, que estão no meio de sua vida útil. Isso sim, os novos aviões custam cerca de 200 milhões por unidade e será preciso esperar ao menos até 2016 para os comprar.
O ministro de Defesa, Pedro Morenés, assegurou nesta sexta-feira que a avaria que sofreu dom Felipe “não era grave” e afetava a um “elemento do motor” (elastômero) que não é revisado no programa habitual de manutenção. Trata-se, segundo especialistas, de um isolamento de borracha que se coloca entre duas peças para evitar vibrações. O problema não seria grave, mas suas consequências podem ser. Por isso o piloto optou por desligar um motor e realizar uma aterrissagem de emergência com o outro.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.