_
_
_
_

Bruxelas processará sete clubes de futebol espanhóis por ajudas ilegais

Os dois grandes, além do Athletic e Osasuna, enfrentam-se a sanções por não se converter em sociedades anônimas, o que lhes favoreceria fiscalmente ● Valencia, Elche e Hércules, por empréstimos e garantias da administração ● A requalificação dos terrenos da Cidade Esportiva de Valdebebas (Madri) e do novo San Mamés (Bilbao), na mira

L. D.
Vista do novo estádio de San Mamés.
Vista do novo estádio de San Mamés.afp

O anúncio de uma sanção europeia a sete clubes de futebol espanhóis, entre eles o Real Madrid e o Barcelona, veio de quem não poderia ser esperado. Ao final de uma coletiva de imprensa em Bruxelas, o ministro de Assuntos Exteriores, José Manuel García Margallo, anunciou que na próxima quarta-feira as autoridades europeias competentes abrirão um expediente pelas ajudas públicas ilegais que os dois gigantes do futebol espanhol, o Athletic de Bilbao, Osasuna, Valencia, Elche e Hércules receberam.

Os motivos para abrir o expediente não são iguais em todos os casos. O Madrid, o Barça, o Athletic de Bilbao e o Osasuna incumpriram as normas europeias por não se converter em Sociedades Anônimas Esportivas. Nos outros três investigados –Valencia, Elche e Hércules- Bruxelas analisará seus vínculos com os cofres da Comunidade Valenciana. Em julho de 2011, o então presidente da Comunidade Valenciana, Francisco Camps, aprovou empréstimos no valor de 118 milhões aos três clubes. Nenhum deles acabaria pagando suas dívidas, e a Generalitat teve que se responsabilizar, com a consequente diminuição das finanças públicas.

Além destes expedientes, a equipe de Joaquín Almunia também investigará o Real Madrid pela permuta de terrenos em Valdebebas e as ajudas que o Athletic recebeu pela construção de seu novo estádio.

Se a sanção prosperar, as sete equipes investigadas deverão devolver as ajudas que a Comissão considere ilegais. O Governo espanhol tem agora um mês para responder e já prepara o recurso que apresentará ante Bruxelas. O ministro tratará de evitar que os clubes tenham que devolver as ajudas; e deu dois argumentos: que não há nada irregular e que defender o futebol espanhol faz parte da Marca Espanha.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_