_
_
_
_
Copa do Mundo

Nasce a Brazuca, a bola oficial da Copa

600 jogadores profissionais participaram nos testes para criar a bola do encontro mundial do futebol

Cafu, Vidal de Souza e Seedorf apresentam a bola.
Cafu, Vidal de Souza e Seedorf apresentam a bola.A. Lacerda (EFE)

A Copa do Mundo de 2014 já tem bola oficial. Apresentado no Parque Lage no Rio de Janeiro, Brazuca (em referência ao carinhoso apelido com o qual se denominam os brasileiros tanto no Brasil como no resto da América Latina) nasceu com 437 gramas de importância e 69 centímetros de circunferência. Rodará pelos estádios das doze sedes da Copa - Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife e Salvador - e tudo indica que cativará a simpatia da torcida. Seu colorido, em tonalidades verde, azul e laranja evoca a energia positiva do povo brasileiro, embora também as mundialmente conhecidas fitas de lembrança do Senhor de Bonfim, padroeiro da Bahia.

Segundo o fabricante, Brazuca é o produto de dois anos e meio de testes. 600 jogadores dos bons e dos melhores, a nível mundial  -Lionel Messi, Iker Casillas ou Zinedine Zidane, entre outros - participaram nos experimentos preliminares até chegar ao resultado final: uma esfera composta por seis painéis em hélice inspirada no Tango 12 (Eurocopa 2012 ), o Cafusa (Copa Confederações 2013) e a bola oficial da Champions League. Adidas afirma que nenhuma bola foi submetida a tantas provas na história da marca.

Na apresentação ante a imprensa mundial no bucólico Parque Lage do Rio de Janeiro, os padrinhos de Brazuca foram os brasileiros Cafu e Hernane, e o holandês Seedorf, que elogiaram as qualidades da nova bola da Copa e até se animaram a tocá-la com a cabeça. Dizem que é leve e que surpreenderá às seleções participantes na Copa do Mundo. Não há dúvida de que o desenho é ousado e que responde de forma fidedigna à campanha do fabricante “tudo ou nada”, com o lema “me ame ou me odeie”. A ideia é não deixar a ninguém indiferente. Por enquanto, seu nome já recebeu a aprovação de 78% do milhão de internautas que se pronunciaram. Seu desenho e seu desempenho sobre o terreno de jogo ainda deverão receber as bênçãos das seleções e suas torcidas.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_