_
_
_
_
_

O porto de Málaga terá a segunda sede do Centro Pompidou de Paris

O centro acolherá uma exposição temporária e 70 obras durante cinco anos

O Cubo no porto de Málaga.
O Cubo no porto de Málaga.García-Santos

Será chamado Centro Pompidou de Málaga. O espaço cultural localizado no Porto de Málaga, conhecido popularmente como O Cubo, será a subsede do Centro Pompidou de Paris. O prefeito, Francisco de la Torre, informou na manhã desta sexta-feira, 29, o acordo com o reconhecido museu francês de arte moderna, que até agora não tinha presença física fora de seu país de origem.

O convênio de colaboração com a instituição cultural foi aprovado pelo governo local. Segundo De la Torre, o centro, que ocupará 6.000 metros quadrados, abrigará 70 obras por um tempo inicial de cinco anos e, anualmente, terá uma mostra temporal.  A sede do Pompidou de Málaga estará pronta em 2015.

O orçamento do espaço cultural no primeiro ano será de 7,5 milhões de reais (2,5 milhões de euros). Também se estima que a construção da sede custe 15,5 milhões de euros. O prefeito ressaltou a importância do projeto e a posição de liderança que atinge a cidade em matéria de exposições.

Segundo De la da Torre, o Pompidou recebeu ofertas para instalar prédios em outros continentes, mas decidiu se estabelecer definitivamente em Málaga. Na França, já existe outra subsede da instituição cultural na cidade de Metz.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_