_
_
_
_
_

Russos acreditam que relações entre países melhorarão

Um total de 35% de cidadãos ouvidos em uma pesquisa considera que seria melhor a vitória de Trump enquanto 13% preferem Hillary. Um terço opina que dá na mesma

Pilar Bonet
Grafiti mostra Trump e Putin se beijando.
Grafiti mostra Trump e Putin se beijando.Mindaugas Kulbis

Para os interesses da Rússia, Donald Trump é melhor que Hillary Clinton na eleições norte-americanas por uma grande diferença, segundo a maioria dos russos ouvidos em pesquisa pelas três principais instituições sociológicas do país (Centro Levada, Centro de Estudo da Opinião Pública e Fundação da Opinião Pública). Nas sondagens, o candidato republicano foi ganhando posições até um porcentual mínimo de 35% no índice de preferências, enquanto a candidata democrata chega a 13% no máximo. A maioria dos russos acredita que as relações bilaterais vão piorar com Hillary e melhorarão com Trump, mas um terço opina que dá na mesma.

Apesar da posição oficial reiterada e verdadeira – segundo a qual Moscou colaborará com qualquer que seja o vencedor –, desta vez até o próprio presidente Vladimir Putin parece ter mostrado simpatia por Trump, conforme se infere de sua recente reunião com cientistas políticos e políticos internacionais organizada pelo clube Valdai, em Sochi. Trump soube “chegar ao coração dos norte-americanos” com sua imagem de “tipo simples”, disse o presidente, que ressalvou que os referendos e as eleições “cada vez produzem mais surpresas”. Segundo Putin, não se trata do “triunfo dos marginais e dos populistas”, mas de que “as pessoas simples, os cidadãos comuns não confiam mais na classe dirigente”.

Mais informações
Após 96 anos de voto feminino, Hillary Clinton pode se tornar presidenta dos EUA
AO VIVO | Eleições nos Estados Unidos 2016
O mundo prende a respiração enquanto os Estados Unidos votam

Seguindo tradições que remontam à URSS, nas presidenciais norte-americanas uma parte da elite russa prefere a vitória dos republicanos, que considera mais práticos, mais capazes de chegar a acordos com a Rússia e menos centrados em temas de direitos humanos que os democratas. A agenda internacional do Kremlin será a mesma qualquer que seja o vencedor: basicamente a recuperação da influência e o status perdidos com o fim da Guerra Fria e a desintegração da URSS. A Rússia quer ser reconhecida como parceira em pé de igualdade do clube no qual se alternam e conciliam interesses dos principais protagonistas das decisões globais. Putin não deseja isolar seu país, mas que este seja aceito tal como é, com suas percepções de segurança e sua esfera de interesses no espaço pós-soviético.

Embora o mundo já não seja bipolar, os dirigentes russos aspiram a uma relação privilegiada com os EUA e a empreender ações conjuntas no terreno internacional em nome de interesses comuns, como o caso fracassado da Síria demonstrou. Os líderes russos mantêm atitude ambivalente, de admiração e rejeição ao mesmo tempo, em relação à política de Washington, ao ponto de que mesmo as decisões norte-americanas que Moscou considera equivocadas (por exemplo, o reconhecimento de Kosovo) servem ao Kremlin para justificar sua própria política (o reconhecimento da Abkházia e da Ossétia, e a anexação da Crimeia). Os responsáveis pela política externa russa conhecem bem Hillary e sabem que a ex-secretária de Estado não vai dar à Rússia o reconhecimento e o respeito a que Putin aspira. Trump, que mostrou compreensão pela política russa, sobretudo no início de sua campanha, é até certo ponto uma incógnita por sua imagem de empresário pragmático (compreensível da lógica do presidente russo) e por não ter ainda sido moldado pelos clichês do establishment político de Washington.

Expressa em tom ideal, a agenda russa para Washington compreende a redução dos contingentes militares norte-americanos e da OTAN posicionados nos países da Aliança e a abolição da lei Magnitski (2012), que comtempla sanções aos funcionários russos envolvidos na morte na prisão do advogado de um cidadão norte-americano. Inclui ainda o fim do apoio à Ucrânia e a anulação de todas as sanções impostas a Moscou por sua política nesse país, bem como a renúncia ao Escudo de Defesa Antimísseis norte-americano. Quase todos esses pontos constam de uma lei recentemente aprovada, produto de uma iniciativa do presidente Putin. Trata-se da lei pela qual a Rússia interrompe um acordo bilateral com os EUA, subscrito no ano 2000, para a reciclagem do plutônio militar procedente da redução de armamento. Nela, a maioria dos pontos citados figuram como condições para a retomada do acordo que é interrompido.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_