_
_
_
_
_

A vitória de Trump e repercussão: como foi a cobertura em tempo real

Acompanhe os desdobramentos da vitória do republicano em tempo real com a equipe do EL PAÍS

Jornalistas esperam Donald e Melania Trump.
Jornalistas esperam Donald e Melania Trump.Susan Walsh (AP)

As eleições presidenciais nos Estados Unidos ocorreram nesta terça-feira, dia 8 de novembro, após uma longa e virulenta campanha eleitoral e a noite acabou com uma vitória do republicano Donald Trump. O magnata sem experiência política, que representa um salto no escuro, ganhou de Hillary Clinton, a veterana do Partido Democrata. 

 Leia aqui, como foi a cobertura completa das eleições nos Estados Unidos em tempo real, com os desdobramentos no mundo político e econômico e a análise dos resultados:

A noite em que Barack Obama humilhou Donald Trump

No jantar dos correspondentes de 2011, o presidente se vingou pelo rumor que o empresário espalhou sobre o seu local de nascimento. Leia aqui a reportagem.

Segue o porta-voz de Obama: "O presidente mantém sua opinião de que Trump não está qualificado para ser presidente", "mas agora sua opinião já não importa, importa sua vontade para para facilitar a transição"

Josh Earnest, secretário de imprensa de Obama, sobre a reunião com Trump: "Não resolveram suas diferenças, nem tentaram. Não se tratava disso. O objetivo era se conhecer e falar da transição da Casa Branca". 

De Cristina F. Pereda: O presidente da Câmara dos Representantes, à esquerda na imagem, mostra Donald e Melania Trump visitando o Capitolio.

Obama diz a Trump: "É importante para todos nós, tanto faz o partido, que a gente se una e enfrente todos os problemas que temos".
Obama diz a Trump: "Se você tem êxito, o país também terá".
Trump disse que a reunião seria de 10 minutos, mas acabou durando uma hora e meia.
Foi a primeira conversa entre Trump e Obama. Nunca haviam se conhecido pessoalmente.
Trump: "Conversamos sobre muitas situações, algumas maravilhosas e outras muito difíceis". O presidente eleito disse que foi uma grande honra ter conversado com Obama.
Obama: Minha prioridade número um nos próximos meses é que a transição seja exitosa". O presidente reitera que é importante para todos os americanos que as equipes trabalhem juntas.
O presidente Obama diz que se sente "animado" pela conversa com Trump, que abordou diversos temas. O mandatário e o presidente eleito não responderem as perguntas dos jornalistas.
Donald Trump e Barack Obama no Salão Oval. Foto: P. MARTÍNEZ MONSIVAIS (AP)
Barack Obama assegura que teve uma "conversa excelente" com Trump, segundo informa AFP.
Um de nossos correspondentes em Washington mostra um protesto ocorrendo em frente à Casa Branca.
Na imagem, vários jornalistas esperam Donald e Melania Trump em uma das entradas da Casa Branca.
Posteriormente, Obama e Trump se reunirão no Salão Oval, enquanto a primeira-dama se reunirá com a esposa do magnata.
O convite foi feito por Obama nesta quarta, após a eleição histórica de Trump. O presidente e a primeira-dama tradicionalmente oferecem uma visita guiada pela Casa Branca ao ganhador das eleições e sua esposa (como fizeram os Bush 2008).
Trump entrou na Casa Branca por uma das portas laterais, onde chegou com uma caravana de carros do Serviço Secreto norte-americano. Não haverá foto de sua chegada histórica à residência presidencial.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_