_
_
_
_
_

Guia para o debate do EL PAÍS com os candidatos ao Governo da Espanha

Nesta segunda, concorrentes do PSOE, do Cidadãos e do Podemos discutem no jornal Mariano Rajoy, atual premiê, não participará do encontro, crucial antes da eleição do dia 20

Ensaio do debate. / BERNARDO PÉREZ / EL PAIS VÍDEO

O EL PAÍS realiza nesta segunda-feira, a partir das 18h (horário de Brasília), o primeiro debate eleitoral entre candidatos ao Governo da Espanha, que será transmitido pelo site do jornal (em espanhol). Trata-se de uma iniciativa pioneira, que representa um marco na história dos debates políticos na Espanha e o tiro de partida da corrida eleitoral deste ano para três candidatos que encabeçam as listas dos seus respectivos partidos: Pedro Sánchez, do Partido Socialista (PSOE); Albert Rivera, do centrista Cidadãos; e Pablo Iglesias, do esquerdista Podemos. O EL PAÍS também convidou Mariano Rajoy, o atual presidente do Governo e candidato à reeleição pelo conservador Partido Popular (PP), que recusou a oferta.

Os recursos multimídias do EL PAÍS acompanharão a transmissão, fornecendo informação, análise e contexto.

A seguir, uma guia para não perder nada do evento (para conhecer mais detalhes em espanhol, clique aqui).

A que hora será e como posso assistir?

O horário do debate é das 21h às 22h30 (hora local –de 18h a 19h30 pelo horário de Brasília). O debate poderá ser visto no site do EL PAÍS, que se transforma em canal de televisão. Após iniciada, a transmissão será gravada em cada computador que a acessar, o que permitirá parar e retomar do mesmo ponto. Depois de encerrado, o debate será publicado na íntegra no site. Também poderá ser ouvido pelo site da rádio Cadena SER, e, na Espanha, pelas emissoras de TV que tiverem solicitado o sinal para retransmiti-lo.

Mais informações
Novo partido de centro-direita ganha força nas eleições espanholas
Podemos quer se livrar do rótulo de esquerda para crescer
Líder socialista espanhol busca em Lula uma inspiração contra a crise

PRÉVIA: A transmissão começa às 17h (hora de Brasília), com uma conexão ao vivo com os estúdios onde o debate acontece. Nesse programa especial, analistas apresentarão as chaves para o evento, e também haverá o registro da chegada e pose dos candidatos para foto. O debate será apresentado pelo jornalista Carlos de la Vega.

POSTDEBATE: A partir das 18h30 começa a análise da redação do jornal: o que aconteceu no debate e quem ganhou, segundo a pesquisa do EL PAÍS. Em um espaço apresentado por Carlos Córdoba e Tatiana López, os analistas Jorge Galindo, Joan Navarro e Luis Arroyo combinarão suas participações com as de jornalistas do EL PAÍS para examinar todos os aspectos do evento: reação nas redes sociais, a atuação de cada candidato, os confrontos etc.

Como posso participar?

O público do estúdio será formado por 100 leitores do EL PAÍS já selecionados, que, além de assistirem pessoalmente, poderão fazer perguntas previamente escolhidas.

Além disso, o espectador pode comentar tudo no Twitter usando a hashtag #ELPAÍSDebate. As melhores mensagens serão selecionadas para a narração que o EL PAÍS fará em seu site.

Por último, o site do EL PAÍS fará uma pesquisa para que cada leitor diga quem considera ter sido o vencedor. A pesquisa ficará aberta entre 18h e 20h (hora de Brasília). O resultado, combinado com a ferramenta Pulso Eleitoral, determinará, de maneira não científica, quem se saiu melhor no confronto.

A narração do EL PAÍS

Além do sinal de televisão, será possível acompanhar pelo site do EL PAÍS um relato feito por jornalistas especializados em cada assunto debatido. A narração será complementada com gráficos e outros elementos multimídias e pelas reações nas redes sociais, que terão seu próprio canal dentro do evento ao vivo.

A medida que a noite avançar, o leitor poderá obter informações detalhadas sobre tudo o que ocorreu, matérias que ajudem a interpretar os fatos e análises –uma timeline dos melhores momentos e os confrontos mais notáveis, verificação dos dados mencionados e a interpretação dos discursos de cada candidato.

Além do debate na íntegra, o leitor terá vários vídeos ao seu dispor mostrando os momentos mais destacados da noite.

O diálogo que o debate gerar nas redes sociais será refletido em tempo real com gráficos e mapas, representando de forma proporcional os temas que mais interações tiverem suscitado. Uma ferramenta desenvolvida em colaboração com a empresa SocialBro refletirá, durante toda a jornada, quais líderes geraram mais atividade, além de mostrar os temas que mais interesse despertam em cada zona geográfica da Espanha.

Um gráfico baseado em uma linha temporal refletirá também a evolução dos comentários associados a cada líder, o que permitirá identificar os picos associados ao debate e os momentos nos quais cada líder capitalizou a atenção nas redes durante o debate.

Como se estrutura o debate?

O programa se organiza em quatro blocos temáticos:

  •  Economia e emprego
  •  Política social e Estado de bem-estar
  • Política territorial
  • Reformas e regeneração política.

No início de cada bloco, os candidatos disporão de dois minutos para apresentar suas propostas. Depois, se abrirá um cara a cara de nove minutos, nos quais eles poderão se interromper e se interpelar. Posteriormente, e durante cinco minutos, responderão às perguntas do público. Depois, sobra o minuto de ouro: sessenta segundos que cada um terá ao final do bloco para lançar a essência de sua mensagem aos eleitores.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_